loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 17/07/2025 | Ano | Nº 6012
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Cidades

MAPEAMENTO

Benedito Bentes é o primeiro bairro a ser mapeado no Censo da Pessoa em Situação de Rua

Levantamento teve como objetivo traçar o perfil dessa população vulnerável e identificar suas necessidades

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Levantamento traça perfil da população vulnerável
Levantamento traça perfil da população vulnerável | Foto: Ascom

O bairro Benedito Bentes, em Maceió, foi o primeiro a ser mapeado no Censo da Pessoa em Situação de Rua, uma ação inédita do Governo de Alagoas. O levantamento, que começou ontem, tem como objetivo traçar o perfil dessa população vulnerável, identificar suas necessidades prioritárias e fornecer dados que ajudarão na criação de políticas públicas mais eficazes.

A pesquisa faz parte do Plano Integrado de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua, iniciado em junho, e foi realizada em ruas do Benedito Bentes, além das imediações da Casa de Ranquines. Outros locais também serão mapeados ao longo do processo.

A coleta de dados tem como objetivo traçar um perfil detalhado dessa população, identificando suas preferências por moradia, as necessidades de serviços e o número de pessoas que vivem em situação de rua no Estado.

O censo conta com a colaboração de diversas instituições, como o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual, o Comitê Gestor Estadual Intersetorial e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua. A construção do questionário envolve a participação desses órgãos para garantir que as questões abordem de maneira eficaz as realidades e dificuldades vividas pelas pessoas em situação de rua.

"Este censo foi fundamental para traçarmos uma política pública realmente eficaz, com base em dados precisos. Sabemos que só com um diagnóstico adequado poderemos implementar ações que realmente atendam às necessidades dessa população", afirmou o Governador Paulo Dantas.

Os dados coletados durante o censo serão disponibilizados publicamente no Observatório da População em Situação de Rua em Alagoas, hospedado no portal da Agência Alagoas. Essa medida visa ampliar a transparência, fortalecer o controle social e permitir que a sociedade acompanhe de perto as ações e resultados das políticas públicas voltadas para essa população.

Relacionadas