POLÍCIA INTEGRADA
Perturbação do sossego cresce 93% em Alagoas e lidera registros de TCOs da PM
Ao todo, a SSP registrou mais de 8 mil TCOs entre março de 2023 e julho de 2025

A perturbação do sossego se tornou a principal causa de lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pela Polícia Militar de Alagoas. Entre abril de 2023 e junho de 2025, foram 886 registros relacionados à infração, com um aumento de 93% entre 2024 e os primeiros seis meses de 2025, mesmo com metade do tempo analisado.
Em números absolutos, a PM registrou 83 TCOs por perturbação sonora entre abril e dezembro de 2023. Em 2024, esse número subiu para 274. Já em 2025, apenas entre janeiro e junho, o total saltou para 529 ocorrências, confirmando a tendência de crescimento desse tipo de infração, especialmente em áreas urbanas.
Segundo a Secretaria de Segurança pública, foram lavrados mais de 8 mil TCOs foram lavrados entre março de 2023 e julho de 2025. Entre os registros mais frequentes, destacam-se três crimes de menor potencial ofensivo: perturbação do sossego alheio; apreensão de arma branca, comum em abordagens preventivas, e uso de entorpecentes.
A reimplantação do TCO foi possível graças à parceria da PM com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), o Ministério Público Estadual (MP/AL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Detran/AL e a Polícia Científica de Alagoas, que deram respaldo jurídico e técnico para os policiais militares atuarem com autonomia e dentro da legalidade.
“A lavratura de mais de 8 mil TCOs não é apenas uma estatística, é reflexo de gestão eficiente, parceria sólida e do comprometimento diário de homens e mulheres que acreditam em uma segurança pública mais ágil, justa e cidadã”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
Outro ponto foi a adoção da plataforma TCO Online, que agiliza os registros e permite que as equipes da PM façam o procedimento diretamente no local da ocorrência, encurtando o caminho entre a infração e a resposta judicial.