RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sustentabilidade: OAM conquista certificado de energia renovável
Somente em 2024, empresa evitou lançar na atmosfera cerca de 76 toneladas de CO₂


Enquanto o mundo enfrenta os efeitos visíveis das mudanças climáticas, a exemplo do aquecimento dos oceanos, a adoção de fontes renováveis de energia tem se consolidado como uma resposta concreta e necessária — não apenas nos grandes centros urbanos, mas também em Alagoas.
Nesse contexto, a Organização Arnon de Mello (OAM) deu um passo importante rumo a um futuro mais sustentável ao conquistar o certificado de energia renovável. A certificação atesta que a empresa tem operado, majoritariamente, com eletricidade proveniente de fontes limpas, como solar e eólica. O selo representa um esforço prático para reduzir impactos ambientais, especialmente a emissão de gases que provocam o aquecimento global.
A certificação de energia renovável recebida pela OAM foi concedida por meio da Echoenergia, empresa especializada na geração de eletricidade a partir de fontes sustentáveis. Integrante do Grupo Equatorial, ela fornece energia limpa para companhias de todo o país e é autorizada internacionalmente a emitir o certificado.
Os primeiros resultados já são expressivos. Somente em 2024, a OAM evitou lançar na atmosfera cerca de 76 toneladas de dióxido de carbono (CO₂), o equivalente à preservação de milhares de árvores ou à retirada de diversos veículos das ruas. A empresa passou a atuar no mercado livre de energia com um importante objetivo: contribuir ativamente para a preservação ambiental. Atualmente, cerca de 80% do consumo energético dos veículos da organização já é proveniente de fontes renováveis. Os 20% restantes, ainda vinculados ao mercado cativo, devem ser migrados até 2026.
“Estamos trabalhando para reduzir esses 20% que ainda estão no mercado cativo. A expectativa é alcançar, até o próximo ano, uma redução de emissões de CO₂ próxima a 95%”, afirma o diretor de Operações e Tecnologia da OAM, Jaime Fernandes.
O diretor destaca que os resultados obtidos até aqui são um estímulo para seguir avançando nas metas de responsabilidade ambiental da empresa.
Para Fernandes, o reconhecimento vai além do viés técnico: é simbólico. “Acredito que estamos no caminho certo. Esses resultados reforçam nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e com o futuro do planeta. O certificado de energia renovável concedido à OAM é a prova incontestável do nosso engajamento com o meio ambiente e com a responsabilidade social”, conclui.