loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 25/07/2025 | Ano | Nº 6018
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

BIRD STRAKE

Avião que sai de AL com destino a SP colide contra pássaro e precisa voltar

Cerca de 30 minutos depois da partida, piloto comunicou o retorno por razões de segurança

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Voo com destino a Rio Preto (SP) precisou voltar a Maceió (AL) após colidir em pássaro na decolagem
Voo com destino a Rio Preto (SP) precisou voltar a Maceió (AL) após colidir em pássaro na decolagem | Foto: — Foto: Arquivo Pessoal

Um avião da Azul Linhas Aéreas que saiu de Alagoas com destino a São José do Rio Preto (SP) precisou retornar ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares após colidir com um pássaro, na manhã de ontem, pouco tempo após a decolagem. Não houve feridos.

O incidente, conhecido como “bird strike”, envolveu o Airbus A320 de prefixo PR-YRZ, que operava o voo AD2255. A aeronave partiu às 9h45, mas cerca de 30 minutos depois o piloto comunicou o retorno por razões de segurança.

Segundo relatos de passageiros, o voo transcorreu normalmente até o anúncio da tripulação. Após realizar órbitas sobre o interior de Alagoas, o avião pousou de volta no aeroporto, onde passou por vistoria técnica.

De acordo com a administradora do aeroporto, AENA Brasil, a inspeção não identificou danos relevantes, e a aeronave foi liberada para um novo voo às 11h31. A previsão de chegada em São José do Rio Preto foi reajustada para o início da tarde.

Em nota, a Azul afirmou que a medida foi tomada de forma preventiva e ressaltou que a segurança é prioridade em suas operações. “A aeronave não sofreu danos e, após inspeção da equipe de manutenção, foi liberada e decolou novamente com destino a São José do Rio Preto. A Azul lamenta eventuais transtornos e reforça que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança dos voos”, declarou a companhia.

A passageira Carol Serra, que mora em Rio Preto, conta como foi o voo. “Quando a gente decolou, passaram alguns minutos e, no momento que pegamos altura, vi quando os pássaros passam e depois o piloto avisou sobre o choque”, relata.

Ela lembra que a aeronave iniciou o procedimento de descida, que durou de 30 a 40 minutos. “Foi feita a inspeção, ficamos cerca de 40 minutos, depois a aeronave reabasteceu e a gente seguiu e chegamos em segurança”, conta Carol, ao dizer que alguns passageiros preferiram descer do avião e ir em outro voo, mas que a maioria seguiu viagem na mesma aeronave.

A decolagem foi realizada novamente às 11h25.

Em nota, a Azul informou que a aeronave que operava o voo AD2255 (Maceió–São José do Rio Preto) nessa terça-feira colidiu com um pássaro na decolagem e, de forma preventiva, retornou ao aeroporto de origem. Após inspeção da equipe de manutenção, foi liberada e decolou novamente.

A companhia aérea lamentou os transtornos e reforçou que medidas como essa são essenciais para a segurança de todos a bordo.

Relacionadas