PREVENÇÃO
Vacinação contra o HPV é intensificada em escolas de Alagoas
Nova etapa da campanha em unidades escolares públicas e privadas do Estado se estende até o dia 22 de setembro


Começou em Alagoas uma nova fase da campanha de vacinação contra o HPV, voltada a estudantes da rede pública e particular. A mobilização segue até o dia 22 de setembro, com ações em escolas e unidades de saúde em todo o Estado.
A vacina, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014, protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do papilomavírus humano, associados a diversas doenças, entre elas cânceres do colo do útero, garganta, boca, ânus, pênis e vulva, além de verrugas genitais.
Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à aplicação nas escolas nessa segunda-feira (21), como parte da estratégia nacional para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A gerente de imunização da SMS, Eunice Amorim, explica que a campanha tem foco na faixa etária entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Nessa faixa, a vacina é aplicada em dose única.
O Ministério da Saúde também recomenda o chamado “resgate vacinal” de jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a dose. “Para a atualização dos cartões dessa faixa etária, será intensificada a parceria com escolas com esse público mediante divulgação prévia para os pais, mães ou responsáveis para encaminhamento do cartão de vacinação", informa Eunice.
A aplicação nos colégios depende da apresentação do cartão de vacina, e os responsáveis devem ser avisados com antecedência. Em caso de ausência nas escolas, pessoas dentro dos grupos prioritários podem procurar os postos de saúde ou pontos fixos de vacinação.
Segundo Amorim, o adolescente que não tiver nenhuma dose da vacina HPV em seu histórico vacinal receberá uma dose. As que estiverem gestantes devem aguardar para serem vacinadas após o parto.