loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Cidades

OPERAÇÃO

Forças de segurança desarticulam facção em ação com 28 presos em Alagoas

Ordens para crimes eram expedidas nos presídios de segurança máxima

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Presos são suspeitos de integrar organização criminosa
Presos são suspeitos de integrar organização criminosa | Foto: Divulgação

A Operação Comando Vermelho 2, deflagrada ontem pelas forças de segurança de Alagoas, cumpriu 50 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão em quatro municípios e no sistema prisional, com foco em integrantes de uma facção criminosa que atua na Região Metropolitana de Maceió. Ao todo, 28 suspeitos foram presos.

A ação integrada mobilizou a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL), Ministério Público Estadual (MPAL), polícias Civil e Militar e diversas unidades especializadas. Os alvos ocupavam posições estratégicas na organização criminosa, responsável por tráfico de drogas, homicídios, roubos e porte ilegal de armas.

Segundo as investigações, ordens para execuções e para o comércio de drogas eram expedidas de dentro do sistema prisional, nos presídios de segurança máxima. Bases logísticas também foram identificadas em Satuba e Santa Luzia do Norte, além de bairros e conjuntos de Rio Largo e Maceió, como Jarbas Oiticica, Antônio Lins, Mutirão, Mata do Rolo, Lourenço de Albuquerque, Biquinha e Cucaú.

De acordo com o coronel Patrick Madeiro, secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os criminosos tinham participação direta na venda de entorpecentes e em homicídios.

"Eles providenciavam a distribuição de drogas, contrato de entorpecentes; algumas das ordens saíam do sistema prisional e outras pela própria autonomia da facção. Lembrando que os líderes dessa facção não estão aqui [Alagoas]. Eles estão refugiados no Rio de Janeiro", disse ele.

Liderança foragida

Durante coletiva de imprensa, o coronel Patrick Madeiro, secretário-executivo da SSP, confirmou que o principal líder da facção, conhecido como “99”, está foragido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, de onde continua a comandar crimes em Alagoas.

“Esse líder manipula criminosos daqui para executar homicídios e ordenar o tráfico. Hoje, as polícias bateram à porta e fizeram a justiça ser cumprida. Em Alagoas, o crime organizado não se cria”, afirmou Madeiro.

O secretário explicou que os mandados de prisão contra o chefe da facção já foram encaminhados às autoridades cariocas. Segundo ele, os presos capturados na operação ocupavam cargos de gerência do tráfico, responsáveis por coordenar execuções e controlar pontos de venda de drogas.

Operação

A Operação Comando Vermelho 2 contou com um dos maiores efetivos policiais já mobilizados no estado. Pela Polícia Militar, participaram unidades como Bope, Choque, Rotam, Raio, além dos 4º, 5º, 8º e 12º Batalhões, BPA, BPRv, BPTran e RPMon.

Na Polícia Civil, atuaram agentes da Dracco, Core, Dnarc, Oplit e do Grupo de Operações da Delegacia Geral, com apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).

Segundo a SSP e o Gaeco/MPAL, os meses de investigação reuniram provas técnicas robustas, resultando na emissão dos mandados pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O promotor Napoleão Amaral, coordenador do Gaeco, destacou a importância da ação. “É um trabalho árduo, mas com integração conseguimos obter êxito. Acreditamos ter dado um grande prejuízo à organização criminosa e continuaremos com operações estratégicas e conjuntas contra todo tipo de infratores”, disse.

A SSP reforçou a necessidade da participação da população no combate ao crime organizado. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo disque-denúncia 181, com ligação gratuita e sigilo garantido.

Relacionadas