loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 10/08/2025 | Ano | Nº 6024
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Cidades

EVENTO

Summit Mulher debate políticas contra a violência de gênero

Encontro promovido pela Organização Arnon de Mello será nesta quinta-feira (14), no Centro de Inovação, em Jaraguá

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Com o objetivo de fortalecer a Política Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o Gazeta Summit Mulher ocorre nesta quinta-feira (14), no Centro de Inovação, em Jaraguá, Maceió. Realizado pela Organização Arnon de Mello (OAM), o evento amplia o diálogo sobre formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e à proteção das mulheres, em sintonia com o decreto que instituiu, recentemente, o programa Alagoas Lilás, do Governo do Estado.

A Política Estadual Alagoas Lilás propõe um modelo inédito de integração entre secretarias, instituições do sistema de Justiça, órgãos de segurança e entidades da sociedade civil, sob coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

Para o diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, o Gazeta Summit Mulher se posiciona como espaço estratégico de mobilização, escuta qualificada e formulação conjunta.

“O Gazeta Summit Mulher é um espaço de diálogo qualificado e ação concreta. Ao reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, reforçamos nosso compromisso com a proteção e a valorização da mulher, criando pontes entre conhecimento, políticas públicas e transformação social. A Organização Arnon de Mello reafirma, assim, seu protagonismo na promoção de agendas essenciais, como já fez em debates pioneiros sobre a primeira infância, a mobilidade urbana e a universalização do saneamento”, afirma Amorim.

A programação do Summit inicia às 8h30, com credenciamento e abertura institucional que destaca as ações do governo estadual no combate à violência contra a mulher.

Em seguida, a palestra magna será conduzida pela advogada Gabriela Manssur, presidente do Instituto Justiça de Saia, com o tema “Igualdade de Gênero e Democracia: construindo uma sociedade mais justa para todas”.

O evento também promoverá dois grandes painéis temáticos. O primeiro abordará o programa Alagoas Lilás e as estratégias de combate à violência no Estado. Participam do debate Marília Albuquerque (Semu), Eliana Machado (TJ/AL), Ariadne Dantas (MPAL), Beatriz Accioly (Instituto Natura), Rosana Coutinho (Polícia Científica) e Ana Luiza Nogueira, delegada e coordenadora das Delegacias da Mulher da SSP. “Serão debatidas políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra todas as mulheres, principalmente no mês de agosto, o Agosto Lilás, quando procuramos dar visibilidade a essa causa”, diz a delegada Ana Luiza.

O segundo painel terá como foco a autonomia econômica, as oportunidades no mercado de trabalho e a justiça social, com atenção especial a mulheres em situação de vulnerabilidade. Deputadas, advogadas, empreendedoras e lideranças comunitárias abordarão os desafios e avanços necessários para que políticas públicas promovam inclusão e equidade.

O Gazeta Summit Mulher será encerrado com a apresentação da Quadrilha Amanhecer no Sertão, trazendo o case “Até que a morte nos separe”, que utiliza a arte como forma de conscientização e enfrentamento à violência.

Relacionadas