loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 15/08/2025 | Ano | Nº 6033
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

ASTRÔNOMA

Associação homenageia alagoana de 12 anos com nome em asteroide

Ao batizar o asteroide, entidade justificou que ela é uma “disseminadora científica desde os seis anos de idade

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoano de 12 anos é destaque na Astronomia.
Alagoano de 12 anos é destaque na Astronomia. | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Nicole Semião, de apenas 12 anos, viu seu nome sair de Alagoas para o mundo, literalmente. Um asteroide descoberto por Robert E. Holmes Jr, diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica, nos EUA, foi batizado com o nome da alagoana, que também é astrônoma. Agora, o corpo celeste se chama “292352 Nicolinha”.

A homenagem foi uma escolha do Working Group for Small Bodies Nomenclature (WGSBN), da União Astronômica Internacional (IAU), responsável por dar as nomenclaturas dos corpos celestes, como cometas e asteroides. A novidade foi publicada no site da organização.

Ao batizar o asteroide com nome da alagoana Nicolinha, o grupo justificou que ela é uma “disseminadora científica desde os seis anos de idade”, sendo exemplo para crianças em projetos do programa Ciência Cidadã, que pertence à NASA. “Nicole já alcançou milhares de crianças por meio de palestras em escolas e divulgação científica”, ressaltou a entidade, que está sediada em Paris, na França.

Nicolinha agradeceu ao professor dela Dr. Patrick Miler e a equipe do The International Astronomical Search Collaboration – NASA.

“Sou grata ao Dr. Patrick Miler, tia Silvana Copceski e toda equipe do IASC no Brasil por todas as oportunidades e carinho comigo e com o meu trabalho de divulgadora científica e ciência Cidadã! Que eu possa inspirar as crianças, principalmente as meninas, a seguirem seus sonhos e se dedicarem para alcançar o que desejam”, afirmou ela em publicação nas redes sociais.

Em 2023, quando tinha apenas 10 anos, Nicole ganhou o prêmio Global Child Prodigy Awards, em cerimônia realizada em Dubai.

Ela ficou entre as 100 crianças mais Prodígios do Mundo e única na categoria Astronomia Mundial. Naquele ano, a alagoana destacou ter atravessado o planeta para representar o Brasil, em busca da razão de sua vida: a Astronomia. “Por mais crianças nas ciências”, reforçou ela

Relacionadas