TURISMO
Monumentos da fé: municípios do interior apostam no turismo religioso
Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar têm estátua de Cristo; Santana do Ipanema vai construir santuário


Carregado de símbolos de fé, Alagoas consolida-se como referência em monumentos católicos. Igrejas históricas, santuários, representações de santos e diversas festividades encantam fiéis de todas as regiões e movimentam o turismo religioso, gerando, inclusive, emprego e renda.
Em Palmeira dos Índios, foi inaugurada, em 1979, a estátua de Cristo na Serra do Goiti, que, desde então, se tornou o principal ponto turístico da cidade. Em 2023, o monumento foi reinaugurado, com a implantação de espaço de convivência e nova pavimentação.
“Cuidar desses espaços é garantir que eles continuem recebendo bem os visitantes, valorizando a identidade religiosa e promovendo desenvolvimento sustentável”, afirma o secretário de Comunicação do município, Henrique Romeiro.
Além do Cristo Redentor, a cidade abriga o Santuário de Frei Damião, no distrito de Canafístula, que possui uma imagem de 25 metros do Frei Capuchinho e é o primeiro santuário dedicado ao religioso em Alagoas.
Às margens do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, está outro Cristo Redentor, principal ponto turístico local. A obra, com 75 anos e 14,80 metros de altura, foi esculpida por Joãozinho Lisboa, renomado artista alagoano nascido na cidade. Em 2022, o complexo turístico foi revitalizado, com pintura, instalação de proteção de vidro para conservação e inauguração do Restaurante do Cristo.

Em Santana do Ipanema, um novo marco passará a integrar o itinerário do turismo religioso: o Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana. O projeto prevê uma estátua de 57 metros de altura, equivalente a um prédio de 19 andares, na Serra Aguda. Quando concluída, será a maior estátua católica do mundo, segundo a prefeitura.
Além da imagem, que terá acesso por elevador e escada, o santuário contará com mirante, capela, lojas de artigos religiosos, espaço para acolhimento de romeiros e turistas, e praça de alimentação.
“O turismo em nossa região, na Instância da Caatinga, já vem apresentando um crescimento significativo, e a construção do Santuário Turístico de Senhora Sant’Ana representa um marco nesse processo. Com a grandiosidade do projeto, temos a convicção de que Santana do Ipanema se tornará um destino de fé, cultura e desenvolvimento regional”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Renilde Bulhões.
Idealizado pelo ex-prefeito Isnaldo Bulhões, o projeto é assinado pelo artista pernambucano Ranilson Viana. A obra já está pronta em Petrolina e aguarda a conclusão da estrutura do santuário para ser montada. A inauguração está prevista para julho de 2026.