loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 22/08/2025 | Ano | Nº 6038
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

REGIÃO NORTE

Fardos de navios naufragados em 1944 reaparecem no litoral de AL

Material foi encontrado, seis anos depois, em Ipioca, no Norte de Maceió; e na Praia dos Morros, em Passo do Camaragibe

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
A descoberta sobre a origem ocorreu durante outro estudo realizado pela universidade sobre os óleos que surgiram no litoral brasileiro.
A descoberta sobre a origem ocorreu durante outro estudo realizado pela universidade sobre os óleos que surgiram no litoral brasileiro. | Foto: Instituto Biota

Seis anos após os primeiros aparecimentos, dois fardos de borracha reapareceram no litoral de Alagoas nessa quinta-feira (21). Um deles na praia de Ipioca, em Maceió; e o outro na Praia dos Morros, em Passo de Camaragibe.

Em julho de 2021 mais caixas dessas haviam aparecido em três praias de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas. No mês seguinte daquele ano, outros 12 fardos foram encontrados na Praia da Pituba e quatro na Praia da Lagoa do Paulo, na mesma cidade.

À época, o então chefe da Divisa Técnico-Ambiental do Ibama Alagoas, Rivaldo Couto Júnior, afirmou que o material era provindo da antiga indochina, ex-colônia francesa, onde hoje fica Laos, Camboja e Vietnã.

Ele explicou que os fardos estavam em um navio que naufragou no Oceano Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo ele, evidências científicas em estudo liderado pela Universidade Federal do Ceará comprova a origem.

O navio naufragou no litoral nordestino em 1944. A embarcação está situada a 1.000 km do estado de Pernambuco e a mais de 5.400 metros de profundidade.

A descoberta sobre a origem ocorreu durante outro estudo realizado pela universidade sobre os óleos que surgiram no litoral brasileiro.

Os fardos já foram encontrados em praias como o Mirante da Sereia, em Maceió, e também na Barra de Santo Antônio, Japaratinga e Maragogi, Litoral Norte alagoano.

De acordo com relatório divulgado à época pelo Instituto Biota, o material examinado foi identificado como sendo a apresentação comercial do produto látex, em sua denominação “Ribbed Smoke Sheets” (RSS), matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus, preservativos, luvas de proteção e outras aplicações

Relacionadas