MEIO AMBIENTE
Alunos de São José da Tapera recebem ação da FPI do S. Francisco
les participaram de atividades lúdicas e de palestras sobre a preservação da caatinga, da flora e da fauna


Alunos da Escola Municipal Antônio Agostinho dos Anjos, localizada no povoado Caboclo, em São José da Tapera, Sertão de Alagoas, receberam a visita da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco nessa sexta-feira (22).
Eles participaram de atividades lúdicas e de palestras sobre a preservação da caatinga, da flora e da fauna. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletaram amostras da água consumida na unidade de ensino para análise em laboratório. O resultado será encaminhado ao Ministério Público de Alagoas para a adoção de providências, se necessário.
Durante a ação, adolescentes do povoado Caboclo participaram orientando outras crianças sobre como proteger o bioma. Eles iniciaram a trajetória na preservação ambiental como “defensores mirins” e atualmente são Guardiões da Caatinga.
A coordenadora da FPI e titular da Promotoria de Recursos Hídricos, Lavínia Fragoso, considera que a educação é um instrumento fundamental para transformar realidades.
“Nosso trabalho no projeto Sede de Aprender começou focado na análise da água, mas hoje também envolve educação ambiental com as crianças, abordando temas como desmatamento, fauna e flora. O futuro do Rio São Francisco depende delas. São essas crianças que vão promover mudanças de comportamento também dentro de casa”, destacou.
A iniciativa é uma parceria do programa vinculado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, em conjunto com o projeto Sede de Aprender, o IMA, o Batalhão de Polícia Ambiental e o SOS Caatinga, organização da sociedade civil que coordena o programa Guardiões da Caatinga.
Gustavo Elias, um dos Guardiões da Caatinga, afirma sentir orgulho em atuar em prol do meio ambiente. “Proteger a caatinga é proteger a nossa vida. Aprender isso na escola e poder ensinar aos mais novos é um orgulho para todos nós”, disse.
*Com assessoria