loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Cidades

FERIADO MUNICIPAL

Maceioenses homenageiam Nossa Senhora dos Prazeres com missas e procissão até Jaraguá

Festividade será encerrada com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Beto Breis

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Nossa Senhora dos Prazeres é consagrada padroeira de Maceió.
Nossa Senhora dos Prazeres é consagrada padroeira de Maceió. | Foto: RICARDO LÊDO/ARQUIVO GA

Maceioenses celebram, nesta quarta-feira (27), a Festa da Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. O dia começa com a Missa Festiva às 6 horas e será encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Beto Breis, no estacionamento do Jaraguá. O tema deste ano é “Maria, Estrela da Esperança.”

Às 7h, haverá café da manhã com pessoas em situação de rua. Às 9 horas, uma Missa Solene será conduzida por Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Às 12 e às 15 horas ocorrem missas festivas. As celebrações acontecem na Catedral Metropolitana, no Centro. Às 16 horas, terá a procissão até o estacionamento de Jaraguá.

“A procissão não é uma caminhada qualquer, é um ato religioso, uma peregrinação, sobretudo neste ano jubilar. Venham com espírito de oração, não de conversa. Não se brinca, não se troca ideia, não se acessa o celular. Participemos da procissão, mas cantando, rezando e louvando a Deus”, destaca Dom Beto Breis.

Nossa Senhora dos Prazeres é um título dado à Nossa Senhora e remete às passagens bíblicas que relatam às sete alegrias de Maria. Elas vão desde a anunciação da vinda de Jesus até a coroação de Maria.

A devoção à Nossa Senhora dos Prazeres começou no século XVI, em Portugal. O historiador Álvaro Queiroz conta que, em Maceió, ela inicia no século XVIII - na fundação do engenho Massayó, onde está a Catedral-, trazida dos montes Guararapes (PE).

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres começou como uma capela. A população cresceu e a Vila Maceió se tornou cidade e capital da Província de Alagoas. Em 1819, ela virou uma paróquia. A Igreja Matriz com a estrutura atual foi inaugurada em 1859, em solenidade com a presença de Dom Pedro II. No início do século XX, ela foi elevada à Catedral

Relacionadas