SETEMBRO VERDE
Alagoas realizou 76 transplantes em 2025 e Setembro Verde reforça campanha sobre doação de órgãos
Atualmente, cinco pessoas aguardam por um transplante de coração, 25 por rim, quatro por fígado e 563 por córnea

A Central de Transplantes de Alagoas já contabiliza em 2025 importantes avanços no número de procedimentos realizados. Até julho, foram feitos 16 transplantes de rim, 50 de córnea, sete de fígado e três de coração. Atualmente, cinco pessoas aguardam por um transplante de coração, 25 por rim, quatro por fígado e 563 por córnea, segundo dados oficiais. Esses números reforçam a necessidade de ampliar a conscientização da população sobre a importância de ser um doador.
Para a coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, a sensibilização é fundamental para salvar vidas. “A doação de órgãos permite que pacientes em estado grave tenham uma nova chance de viver, sendo um ato de grande nobreza e solidariedade. No Brasil, a doação só é realizada com autorização familiar, por isso é essencial que esse desejo seja conversado em casa”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o esforço do governo tem contribuído para aumentar a autorização familiar. “Esse trabalho de conscientização tem se refletido nos números crescentes de doações. Contamos com uma equipe altamente qualificada e comprometida, que não mede esforços para levar informação e realizar a captação de órgãos”, afirmou.
Dentro da programação do Setembro Verde, que chama a atenção para a importância da doação de órgãos, a Central de Transplantes organiza uma série de eventos educativos até o fim do mês. As ações começam nos dias 2 e 3 de setembro, com o Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos nos hospitais Regional do Norte, em Porto Calvo, e da Mulher, em Maceió.
No dia 9, haverá o II Simpósio sobre a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos, no Hospital Universitário, em Maceió, das 8h às 14h, além de palestra no HRN, em Porto Calvo. Já no dia 11, será a vez do Encontro de Líderes Religiosos, na Uncisal. No dia 17, acontece o Curso Teórico-Prático de Comunicação em Situações de Crise, no Cesmac, em Maceió.
A programação segue no dia 18 com a continuidade do simpósio, no Campus III do Cesmac, e no dia 19, com palestra na Santa Casa de São Miguel dos Campos. O calendário também inclui o Campeonato de Beach Tênis, no dia 20, na Top Academy, em Maceió, e uma palestra no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, no dia 24.
No dia 25, será realizado o Curso sobre Diagnóstico de Morte Encefálica, no Hospital Universitário, e no dia 28, a Central participa da ação educativa na Rua Aberta da Orla de Maceió, oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de material informativo.
As atividades do Setembro Verde se encerram no dia 30, com uma ação de sensibilização voltada aos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.