loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 04/09/2025 | Ano | Nº 6047
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

MEIO AMBIENTE

IMA multa empresas por poluição perto do berçário de peixes-boi

Empreendimentos receberam R$ 368 mil em multas por danos ao Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
IMA autuou dois empreendimentos em Porto de Pedras, em região perto do berçário natural dos peixes-boi-marinhos
IMA autuou dois empreendimentos em Porto de Pedras, em região perto do berçário natural dos peixes-boi-marinhos | Foto: Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou nesta semana dois empreendimentos em Porto de Pedras, no Litoral Norte do Estado, por crimes ambientais cometidos em área próxima ao Rio Tatuamunha, reconhecido como berçário natural dos peixes-bois-marinhos.

A ação, realizada após denúncias, teve como objetivo coibir práticas irregulares e preservar ecossistemas sensíveis.

Durante a fiscalização, foram constatadas diversas infrações, entre elas o lançamento de efluentes sanitários diretamente no mangue; a contaminação do solo por combustíveis e lubrificantes; a supressão de vegetação protegida com aterramento de manguezal; o despejo de resíduos de concreto no solo; o armazenamento irregular de materiais sem contenção e o uso de cinco poços artesianos, dos quais apenas um tinha outorga.

Diante das irregularidades, o IMA determinou o embargo imediato das atividades de um empreendimento imobiliário e de uma usina de concretagem, aplicando multas que somam R$ 368.015,00.

Segundo os técnicos que estiveram no local, os danos ao Rio Tatuamunha podem ter relação com as recentes mortes de peixes-bois registradas na região, o que acende um alerta sobre os riscos da degradação ambiental.

A ação foi realizada em atendimento à solicitação da Associação Peixe-Boi e também integra as investigações sobre as causas da mortalidade dos animais.

Relacionadas