INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
7 de Setembro em Maceió terá desfile cívico-militar, ato pró-Bolsonaro e Grito dos Excluídos
Desfile oficial acontece na Avenida da Paz; grupos da esquerda e da direita farão atos em pontos distintos da capital


Diferentes manifestações em Maceió vão marcar o dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, neste domingo. A programação inclui o tradicional desfile cívico-militar, que promete reunir milhares de pessoas na Praia da Avenida, no bairro do Jaraguá, além de atos organizados por grupos da esquerda e da direita em pontos distintos da capital.
O desfile oficial acontece na Avenida da Paz, a partir das 6h, quando começa a concentração das tropas e a interdição da via, no trecho entre a Academia da Polícia Militar e o Porto de Jaraguá. Cerca de 1.600 homens e mulheres das Forças Armadas, polícias, corpo de bombeiros e demais instituições de segurança devem participar do evento, que também contará com escolas e entidades civis.
De acordo com a tenente-coronel Elaine Monteiro, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o desfile tem como objetivo não apenas celebrar a Independência, mas também aproximar a população das forças de segurança.
“Estamos organizando tudo para que seja uma festa linda, aberta à população e também aos turistas que estiverem em Alagoas. Queremos mostrar o que temos de melhor, tanto em nossas belezas quanto na atuação das forças de segurança e das forças armadas.”
Participam do desfile grupamentos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Aviação (DEA), Polícia Científica, Polícia Penal, Ronda no Bairro e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).
Ela destacou que este ano o evento terá uma novidade: a participação da Polícia Rodoviária Federal.
“A PRF vem a abrilhantar ainda mais, trazendo todo o seu poderio operacional e se somando às demais instituições. Será um momento de patriotismo, de mostrar nosso amor pelo Brasil”, reforçou.
“Entre 1.500 e 1.700 homens e mulheres estarão envolvidos, além de embarcações, viaturas e veículos que vão desfilar pela avenida. Será uma oportunidade para que a população conheça de perto o trabalho e a importância de cada órgão que atua pela segurança em nosso estado.”
A previsão de duração do desfile é de 2h30. O Memorial à República abrigará o palanque oficial para autoridades dos três poderes, além de arquibancadas e camarotes para convidados e imprensa.
Grito dos Excluídos
Enquanto isso, movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais realizam a 31ª edição do Grito dos Excluídos, que em 2025 traz o lema “A vida em primeiro lugar – Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia!”. Em Maceió, a concentração será a partir das 8h, na Praça da Faculdade, no Prado.
O ato ocorre simultaneamente em 23 estados e no Distrito Federal, e busca pautar a defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional.
Ato pró-Bolsonaro
Já os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro promovem a manifestação nacional “Reaja Brasil”, em defesa do ex-mandatário e com críticas ao atual governo federal e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em Maceió, o ato acontece no Corredor Vera Arruda, na orla da Jatiúca, com concentração às 9h.
Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma programação cívico-militar especial. As atividades terão início às 7h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e Arapiraca, na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, seguido de missa solene, às 7h30, com a participação de alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
A partir das 9h, o prefeito Luciano Barbosa realizará a revista das tropas para o início do desfile cívico- militar, que terá o trajeto da Avenida Rio Branco, no Centro, até a Rua Estudante José de Oliveira Leite, com dispersão em frente à Escola Domingos Rodrigues.