DAQUI PRO MUNDO
Com certificado em mãos, estudantes alagoanos voltam da Inglaterra neste sábado
Estudantes participaram de programa de imersão em Oxford, Cambridge, Canterbury, Brighton e Bournemouth


Com certificados em mãos, entregues na manhã de ontem, os 100 estudantes alagoanos que participaram da edição deste ano do programa Daqui pra o Mundo se despediram da Inglaterra. Eles retornam para Alagoas neste sábado (6), trazendo nas bagagens muito mais do que lembranças: carregam conhecimento e experiências.
O grupo, que partiu de Maceió no dia 9 de agosto, seguiu viagem do Aeroporto de Heathrow, em Londres, na noite de ontem, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De lá, partem para Alagoas, onde serão recebidos pela secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, autoridades, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pais e responsáveis.
Durante o intercâmbio, os alunos participaram de um programa de imersão em inglês, com atividades em cidades como Oxford, Cambridge, Canterbury, Brighton e Bournemouth. Eles frequentaram escolas locais, ficaram hospedados com famílias nativas e participaram de atividades culturais.
A amizade que atravessou o oceano
Agora, após quatro semanas de imersão, desafios e descobertas, os jovens retornam para suas casas, escolas e, acima de tudo, para suas vidas, que foram transformadas por uma experiência que ficará marcada para sempre.
Um exemplo do impacto do programa vem de cinco estudantes que tiveram o intercâmbio enriquecido por um laço de amizade inesperado. Embora cada um estivesse em uma cidade diferente, formaram o grupo que carinhosamente intitularam de “Misters”, compartilhando uma jornada de autodescoberta e aprendizado.
Nicolas Nikson: a emoção da primeira vez
Para Nicolas Nikson, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, em Jacuípe, o intercâmbio em Worthing foi sua primeira viagem internacional e a chance de ver um mundo totalmente novo. Acostumado à rotina com a família e os amigos, o amante de futebol e dos estudos se adaptou a um novo ritmo.
“Aqui é uma realidade completamente diferente do Brasil, em todas as questões”, relata. Apesar do cansaço das mais de dez horas de voo, a viagem foi inesquecível. Sua principal lição? Preparar-se para a “melhor e inesquecível viagem da sua vida”.
Keyllon Lima: o ponto de virada
Também de Jacuípe, Keyllon Lima, de 16 anos, da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, foi para Bournemouth com o objetivo de conhecer novas culturas. O que mais o surpreendeu foi a “infraestrutura daqui, desde as coisas mais simples, tudo é extremamente organizado e metódico”.
Acostumado a ir à academia e jogar bola, enfrentou uma mudança drástica de rotina. Seu maior desafio foi um teste de inglês, que quase o fez desistir. O ponto de virada veio de um colega árabe, que lhe disse a frase que ele leva para a vida: “nothing will stop if you don’t want it to” (“nada vai te parar se você não quiser”).
Jason Neto: a resiliência por trás da tecnologia
De Porto Calvo, Jason Neto, 16 anos, aluno da Escola Estadual Professor Guedes de Miranda, descreve-se como amante de tecnologia, jogos e desenhos. Em Brighton, esperava melhorar o idioma e conhecer uma nova cultura, mas acabou se descobrindo. “A experiência me ajudou a crescer como pessoa, ficando mais independente e confiante”, diz. O mais desafiador foi a fase de adaptação, mas, com esforço e abertura para novas pessoas e atividades, ele superou. Seu conselho para quem está prestes a embarcar? “Não ter medo e aproveitar todas as oportunidades”.
Guilherme Carvalho: do medo à confiança
O mais velho do grupo, Guilherme Carvalho, de 18 anos, também da Escola Estadual Professor Guedes de Miranda, em Porto Calvo, fez intercâmbio em Canterbury. Confessou que antes achava que tudo seria muito difícil por causa da língua.
“Mas me surpreendi com o quanto as pessoas são receptivas e como dá para se virar rápido no dia a dia”, afirma. A saudade e a dificuldade de entender tudo no começo foram os maiores obstáculos, que superou ao se abrir para a experiência. O recado que deixa para seu “eu” do passado é direto: “Relaxa, vai dar tudo certo; não tenha medo de errar, porque é errando que a gente aprende mais rápido.”
Pedro Neves: a experiência que superou a expectativa
De Maceió, Pedro Neves, 17 anos, aluno da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, também viveu seu intercâmbio em Brighton. Amante de tecnologia e fascinado por novas culturas, tinha alta expectativa sobre a viagem, mas o que encontrou foi “mil vezes melhor”. Adaptou-se a uma rotina de estudos mais leve, com tempo para jogar pingue-pongue e conversar com os colegas. O desafio de encarar o “inglês de verdade” no dia a dia foi superado com a ajuda de amigos e professores. Para ele, o maior aprendizado é um conselho simples: “Aproveite, viva, brinque, tire fotos, sorria. Dinheiro vai e vem, mas as memórias ficarão para sempre.”
Para os Misters, o intercâmbio foi um momento de crescimento e também de fortalecimento da amizade. Cada um, em sua cidade, vivenciou desafios e conquistas que, ao serem compartilhados, se transformaram em uma jornada de aprendizado mútua. Mais que uma viagem, o programa Daqui pro Mundo ofereceu a esses jovens o passaporte para o futuro e a prova de que a amizade verdadeira não tem fronteiras.