loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 09/09/2025 | Ano | Nº 6050
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

PROGRAMA AMPLIADO

Gás do Povo: mais de 413 mil famílias em Alagoas serão beneficiadas

No Nordeste, os estados com maior número de contemplados estão na Bahia, Pernambuco e Ceará

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Gás do Povo: mais de 413 mil famílias em Alagoas serão beneficiadas
| Foto: — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais de 413,3 mil famílias em Alagoas devem ser contempladas no Programa Gás do Povo, que garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha. Trata-se de uma política pública que vai permitir o item essencial na segurança alimentar, que pesa no orçamento das famílias de baixa renda.

A iniciativa do Governo Federal foi lançada no último dia 4 e deve chegar a 15,5 milhões de famílias brasileiras. Desse total, 7,1 milhões residem no Nordeste, que tem o maior número de famílias a serem beneficiadas nos estados da Bahia (1,8 milhão), Pernambuco (1,1 milhão) e Ceará (1,1 milhão).

A meta do programa federal é garantir mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda e fortalecer o acesso ao gás de cozinha. "Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. A gente vai arcar com a responsabilidade de fazer com que as pessoas mais pobres possam receber o gás de graça", destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento.

“O Gás do Povo combate a pobreza energética, garante alívio no orçamento das famílias que mais precisam e ainda protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças, que utilizam a lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos. Portanto, é um dos programas sociais mais importantes e completos do nosso governo, cuidando diretamente das pessoas”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social, o Gás do Povo substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros e vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) para 15,5 milhões de famílias brasileiras, com benefício a cerca de 50 milhões de pessoas.

O programa busca diminuir o efeito do preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo. "Prioriza beneficiários do Bolsa Família e representa um avanço significativo na política de proteção social brasileira, ao assegurar o acesso digno e gratuito a um insumo essencial”, destaca a Secretaria de Comunicação Social.

O Gás do Povo vai contemplar 15,5 milhões de famílias, triplicando o alcance do Auxílio Gás, destinado atualmente a 5,13 milhões de famílias.

Terão direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218).

A expectativa é de que 58 milhões de botijões sejam entregues em 2026.

No Programa Gás do Povo, famílias com 2 integrantes receberão até 3 botijões por ano (com validade de 4 meses); famílias com 3 integrantes receberão até 4 botijões por ano (validade de 3 meses) e famílias com 4 ou mais integrantes receberão até 6 botijões por ano e validade de 4 meses.

Relacionadas