TRANSFORMAÇÃO
Projeto Cozinha Escola muda vidas no Vergel
Desenvolvido pela organização Mundaú Mundo, projeto é uma oportunidade de recomeço


Desempregada e sem perspectivas no início do ano, Kelly Nobre encontrou no projeto Cozinha Escola, desenvolvido pela organização Mundaú Mundo, uma oportunidade de recomeço. Poucos meses depois, percorre o centro de Maceió vendendo empadas e doces, já com clientela formada e tirando seu próprio sustento.
“Foi um divisor de águas, porque eu estava passando por vários processos, tanto emocionais e psicológicos quanto financeiros. O Cozinha Escola foi uma grande abertura de visão e de trabalho”, relata Kelly, que integra a primeira turma do curso.
A proposta vai além do aprendizado de receitas. Antes da parte prática, as alunas participam de aulas teóricas sobre mercado de trabalho, finanças e empreendedorismo, além de receberem apoio psicológico. “Lá também temos trabalhos com a Alessandra, que é psicóloga, então meu lado emocional e psicológico também foi bastante ajudado”, completa a empreendedora.
Após essa preparação, começam as aulas práticas, que incluem desde confeitaria básica até o preparo de pratos com mariscos. O sururu, retirado da Lagoa Mundaú, ganha destaque em receitas como pastel com geleia agridoce e coxinha, valorizando a culinária local.
Segundo o diretor-presidente da Mundaú Mundo, Carlos Jorge da Silva Santos, o diferencial está no formato do curso. “Temos casos de sucesso como o da Kelly, que superou desafios significativos e se tornou exemplo de mulher empreendedora”, afirma.
Hoje, Kelly já mantém rotina de vendas no centro de Maceió. “Todo dia tenho pedidos, meu esposo faz algumas entregas e já tenho clientes fixos. Todo mundo me conhece, então já tenho uma quantidade de pessoas que compram diariamente”, conta.
O Cozinha Escola formou sua primeira turma no primeiro semestre e, em julho, iniciou a segunda, que será concluída neste mês. Segundo a organização, todas as vagas oferecidas foram preenchidas. Outras participantes também transformaram a realidade: algumas buscavam aperfeiçoamento, enquanto outras, como Kelly, descobriram uma nova vocação profissional.
EDITAL DA BRASKEM
As turmas contam com apoio financeiro do edital Projetos que Transformam, da Braskem, que destinou R$ 50 mil para estruturação da cozinha-escola com equipamentos e insumos. O gerente de Relações Institucionais da empresa, Milton Pradines, destaca o impacto social da ação. “Este projeto é um exemplo de como iniciativas locais podem criar oportunidades reais para as comunidades”, disse.