Alagoas
Desfile da Emancipação vai homenagear Nise da Silveira
Evento contará com cerca de 2,2 mil estudantes e destacará legado humanizado da psiquiatra alagoana


Com o tema “120 Anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, o Desfile Cívico acontece em Jaraguá, às 15h, nesta terça-feira (16), em comemoração aos 208 anos de Emancipação Política de Alagoas. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O desfile vai reunir 2,2 mil estudantes da rede pública de ensino, que vão compor os 32 pelotões na Avenida da Paz, homenageando a psiquiatra alagoana Nise da Silveira.
Os pelotões serão formados por bandas fanfarras estaduais e municipais, banda da Polícia Militar, banda filarmônica e grupos que abordarão temas ligados à vida de Nise da Silveira.
O desfile terá concentração a partir das 13h, no Clube Fênix Alagoana, com interdições feitas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), a partir do meio-dia.
De acordo com Suely Silva, gerente Especial de Execução de Programas e Projetos da Seduc, este ano, o desfile cívico ganha um significado especial ao homenagear Nise da Silveira, uma alagoana que revolucionou o tratamento em saúde mental.
“A dedicação e o pioneirismo de Nise nos inspiram e reforçam a importância de valorizarmos as grandes personalidades que moldaram a nossa história. A presença dos estudantes, que são o futuro do nosso estado, nas ruas para celebrar essa data tão significativa, demonstra nosso compromisso com a educação e com a cidadania”, disse a gestora.
Ela destaca ainda que o desfile não é apenas uma parada, mas uma demonstração de civismo e de amor à Alagoas. “A participação dos jovens nos enche de esperança e mostra que o futuro de Alagoas está em boas mãos. Que este desfile seja uma festa de união, onde celebramos o que já conquistamos e nos inspiramos para construir um futuro ainda mais próspero e inclusivo para todos os alagoanos, assim como Nise da Silveira nos ensinou”, afirma Suely Silva.
Segundo a Seduc, os desvios começarão na entrada do Cais do Porto, com os condutores sendo orientados a seguir pela Rua Barão de Jaraguá até o cruzamento com o posto Shell, na Avenida Assis Chateaubriand, logo após a Rua Dias Cabral. A área compreendida entre o Museu Théo Brandão e o estacionamento do Jaraguá será bloqueada, sendo este o ponto central das festividades.
Já a Polícia Militar deslocará um efetivo de 140 policiais para a segurança do evento, cujo trajeto tem início no Museu Théo Brandão, passa pelo Memorial da República (ponto de concentração das autoridades) e se dispersa no Estacionamento de Jaraguá. Além da PM/AL, o evento contará ainda com o Corpo de Bombeiros Militar; DMTT; Samu; Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb) e Autarquia de Iluminação Pública (Ilumina).
FERIADO
Alguns serviços e estabelecimentos não abrirão ou funcionarão em horário especial nesta terça (16). Os bancos não funcionarão no feriado e as lojas do Centro irão funcionar em horário especial, das 8h às 14h e as Centrais Já! estarão fechadas no feriado.
Já os Shopping Pátio Maceió, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão em horário normal, das 10h às 22h, assim como o Maceió Shopping e o Parque Shopping, das 10h às 22h.
Não haverá circulação de trens e VLTs no feriado e o Judiciário funciona em regime de plantão nesta terça. As atividades voltam normalmente na quarta-feira (17). O Mercado do Artesanato estará aberto das 7h às 12h; Mercado da Produção, das 5h às 15h; Mercado do Jaraguá, aberto das 6h às 16h e o Centro Pesqueiro, aberto das 6h às 19h.