loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 23/09/2025 | Ano | Nº 6060
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Cidades

PREVISÃO CLIMÁTICA

Primavera terá volume menor de chuvas e ventos intensos em Alagoas

Estação do ano é considerada mais agradável nos fins de tarde e à noite

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Flores com cores mais vibrantes são as mais procuradas na estação
Flores com cores mais vibrantes são as mais procuradas na estação | Foto: — Foto: Ailton Cruz

A primavera, iniciada oficialmente na tarde de ontem (22), marca o período de transição de uma estação chuvosa (inverno) para uma estação seca (verão). Com isso, a expectativa é de redução do volume de chuvas ao longo das próximas semanas, aumento de temperatura e ventos mais intensos em Alagoas.

“O prognóstico da previsão climática para o próximo trimestre é de temperatura e chuvas dentro da normal climatológica, não dá para descartar a ocorrência de chuvas isoladas de média intensidade ao longo de todo o período, mas até então não há previsão de eventos extremos”, diz a meteorologista Fernanda Liz, supervisora de gestão de banco de dados da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

Já a temperatura deve apresentar um aumento gradual até atingir valores mais elevados nos meses de verão em todo o estado.

“Os ventos também costumam ser mais intensos, variando de sudeste para nordeste entre os meses de outubro e novembro. Portanto, essa estação do ano é considerada muito agradável nos fins de tarde e à noite, sendo esse período de baixa pluviosidade, ventos mais intensos e aumento gradual das temperaturas. Os volumes de chuvas tendem a declinar entre os meses de setembro a novembro”, explica Fernanda Liz.

A supervisora de gestão de banco de dados da Semarh acrescenta que o prognóstico da previsão climática para o próximo trimestre é de temperatura e chuvas dentro da normal climatológica. “Não dá para descartar a ocorrência de chuvas isoladas de média intensidade ao longo de todo o período, mas até então não há previsão de eventos extremos”, finaliza a meteorologista.

Temporada das flores

A empresária Roseanne Correia, que trabalha com floricultura há 46 anos, fala que as flores mais procuradas na primavera, geralmente, são as que apresentam as tonalidades de cores mais vibrantes e que o clima da estação afeta diretamente o cultivo e a compra de flores para a floricultura.

“Por causa da transição de clima, frio para o quente, que favorece o solo para plantio. Recebemos, inclusive, mais variedades de flores. Nesse momento, as rosas estão com preços mais elevados, já as astromélias estão em conta. Os cuidados com as flores de corte sempre trocar a água dos vasos com frequência, cortar as hastes nas diagonais e não deixar em corrente de vento e bem expostas ao sol

De acordo com a empresária, as flores com cores vibrantes e alegres trazem energia boa e alegria ao ambiente e muito carinho a pessoa que recebe e oferece. “As flores sempre serão uma forma de deixar a vida mais linda, perfumada e serena”, explica Roseanne Correia.

Equinócio

O equinócio de primavera no hemisfério sul - um marco para o início da nova estação do ano – trata-se de um fenômeno astronômico que acontece duas vezes ao ano: no começo do outono e no começo da primavera. Ele marca a posição do Sol em relação à Terra.

Equinócio é o instante em que os dois hemisférios do planeta recebem a mesma quantidade de luz solar, porque o sol fica exatamente sobre a linha do Equador. Consequentemente, o dia e a noite ficam praticamente com a mesma duração.

No hemisfério sul, os dias passam a ser progressivamente mais longos que as noites, até o solstício de dezembro. No hemisfério norte, o efeito é inverso: inicia-se o outono, e as noites começam a predominar sobre os dias.

Relacionadas