INVESTIGAÇÃO
Operação desarticula quadrilha de roubos e desmanches em Maceió
Motocicletas levadas a esses locais, onde eram desmontadas para revenda ilegal das peças ou montagem clandestina


Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar desarticulou uma organização criminosa especializada em roubos e desmanches de veículos, principalmente motocicletas, na manhã de ontem, em Maceió e Região Metropolitana. A ação cumpriu 14 mandados judiciais, quatro de prisão e dez de busca e apreensão.
Batizada de Desmanche 2 pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a operação teve como alvo oficinas nos bairros Ponta Grossa, Trapiche, Pontal da Barra, Clima Bom e Vergel do Lago. De acordo com as investigações conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) desde junho de 2024, motocicletas eram encomendadas para furto ou roubo e levadas a esses locais, onde eram desmontadas para revenda ilegal das peças ou montagem clandestina de novos veículos.
“Durante as investigações, verificamos diversas situações em que eram encomendadas motocicletas de modelos e anos específicos para retirada de peças e comercialização no mercado paralelo”, explicou o delegado Igor Diego, diretor da DRACCO.
Segundo a autoridade policial, o grupo criminoso realizava todo o ciclo da atividade: roubos, desmanches e venda de peças. “É uma operação importante no ponto de vista dos crimes patrimoniais, porque esses indivíduos faziam um ciclo completo da atividade: furtavam, roubavam, desmontavam os veículos e posteriormente vendiam as peças ou colocavam em outras motocicletas”, detalhou.
O delegado também alertou para a existência de um mercado paralelo que alimenta esse tipo de prática. “Esse crime só existe porque há cidadãos que buscam peças mais baratas. Em tudo que circula dinheiro, os criminosos se sentem à vontade para praticar esse tipo de delito”, afirmou.
Durante a ação, um suspeito foi preso em flagrante com uma arma de fogo e munições. Outros detidos já tinham passagens pela polícia. Um dos investigados, capturado em Limoeiro de Anadia, é suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em Dois Riachos, no Sertão do Estado.