loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 08/10/2025 | Ano | Nº 6071
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Cidades

ALERTA

Queimadas próximas à rede elétrica caem 83% em Alagoas, mas ainda causam prejuízos

Equatorial Alagoas reforça prevenção e alerta população e produtores rurais sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Queimada na rede elétrica
Queimada na rede elétrica | Foto: Foto: Reprodução

As queimadas próximas à rede elétrica em Alagoas registraram uma queda de 83% em 2025, segundo a Equatorial Alagoas. Apesar da redução significativa de ocorrências, a distribuidora alerta que a prática ainda representa riscos para a segurança da população, o fornecimento de energia e o meio ambiente.

Em 2024, foram registradas 12 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas em áreas próximas à rede elétrica. Até o momento, em 2025, esse número caiu para apenas 2 ocorrências, resultado que reforça a importância das ações de conscientização, fiscalização e parcerias promovidas pela distribuidora.

Diego Sousa, engenheiro ambiental da Equatorial Alagoas, explica que os prejuízos vão além das perdas materiais. “Mesmo quando o fogo não atinge diretamente os cabos, o calor intenso pode provocar curtos-circuitos e interrupções no serviço”, afirma. Ele também destaca que o tempo necessário para restabelecer a energia depende do isolamento da rede elétrica e do controle do incêndio pelo Corpo de Bombeiros, o que pode tornar o processo demorado.

Além dos danos à infraestrutura, há risco de acidentes graves com rompimentos de cabos, principalmente em áreas próximas ao fogo. Para reduzir esses riscos, a Equatorial intensifica campanhas de conscientização junto às usinas de cana-de-açúcar e mantém parcerias com órgãos, empresas e entidades. Nesses encontros, também são abordados outros fatores que comprometem o fornecimento de energia, como transporte de cana em altura excessiva, sistemas de irrigação que entram em contato com os condutores e resíduos da colheita mecanizada.

A distribuidora reforça que a colaboração da população é fundamental na prevenção de acidentes. Qualquer foco de queimada próximo à rede elétrica pode ser denunciado à Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196.

Relacionadas