loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

ALERTA

Queimadas próximas à rede elétrica caem 83% em Alagoas, mas ainda causam prejuízos

Equatorial Alagoas reforça prevenção e alerta população e produtores rurais sobre os riscos das queimadas para a rede elétrica

Ouvir
Compartilhar
Queimada na rede elétrica
Queimada na rede elétrica | Foto: Foto: Reprodução

As queimadas próximas à rede elétrica em Alagoas registraram uma queda de 83% em 2025, segundo a Equatorial Alagoas. Apesar da redução significativa de ocorrências, a distribuidora alerta que a prática ainda representa riscos para a segurança da população, o fornecimento de energia e o meio ambiente.

Em 2024, foram registradas 12 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas em áreas próximas à rede elétrica. Até o momento, em 2025, esse número caiu para apenas 2 ocorrências, resultado que reforça a importância das ações de conscientização, fiscalização e parcerias promovidas pela distribuidora.

Diego Sousa, engenheiro ambiental da Equatorial Alagoas, explica que os prejuízos vão além das perdas materiais. “Mesmo quando o fogo não atinge diretamente os cabos, o calor intenso pode provocar curtos-circuitos e interrupções no serviço”, afirma. Ele também destaca que o tempo necessário para restabelecer a energia depende do isolamento da rede elétrica e do controle do incêndio pelo Corpo de Bombeiros, o que pode tornar o processo demorado.

Além dos danos à infraestrutura, há risco de acidentes graves com rompimentos de cabos, principalmente em áreas próximas ao fogo. Para reduzir esses riscos, a Equatorial intensifica campanhas de conscientização junto às usinas de cana-de-açúcar e mantém parcerias com órgãos, empresas e entidades. Nesses encontros, também são abordados outros fatores que comprometem o fornecimento de energia, como transporte de cana em altura excessiva, sistemas de irrigação que entram em contato com os condutores e resíduos da colheita mecanizada.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

A distribuidora reforça que a colaboração da população é fundamental na prevenção de acidentes. Qualquer foco de queimada próximo à rede elétrica pode ser denunciado à Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196.

Relacionadas