loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 17/10/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Cidades

SAÚDE

Dia D de Multivacinação será neste sábado em unidades de saúde de Maceió

Algumas vacinas ainda apresentam cobertura abaixo da meta, principalmente entre crianças e adolescentes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Vacina será aplicada para quem está com cartão de imunização atrasado
Vacina será aplicada para quem está com cartão de imunização atrasado | Foto: Carla Cleto/ Ascom Sesau

O Dia Nacional da Vacinação é celebrado nesta sexta-feira (17), data que lembra a importância da imunização como uma das principais formas de prevenção de doenças de toda natureza. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove um Dia D de Multivacinação amanhã, com pontos espalhados por toda a capital.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, algumas vacinas ainda apresentam cobertura abaixo da meta, principalmente entre crianças e adolescentes.

“Queremos resgatar os não vacinados e completar esquemas de vacinação, visando atualizar as cadernetas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação”, afirma Eunice Amorim, coordenadora de Imunização de Maceió.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Alagoas, em 2025, o número de vacinas aplicadas em Maceió apresentou queda em relação a 2024, principalmente entre recém-nascidos. Entre as vacinas que apresentaram essa redução estão Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10V, Meningocócica C e Poliomielite, todas aplicadas em crianças com menos de um ano.

O Dia D de Multivacinação é voltado à atualização do cartão de vacinas de crianças, adolescentes e adultos até 59 anos. Ao todo, serão 32 pontos de vacinação distribuídos pela capital, sendo 29 Unidades de Saúde abertas das 8h às 17h e três pontos fixos funcionando conforme o horário de atendimento de cada local.

Entre as vacinas disponíveis estão as contra poliomielite, sarampo, meningite e HPV, além de outras que constam no Calendário Nacional de Vacinação.

Para se vacinar, é necessário levar alguns documentos, como explica Eunice. “É imprescindível que os usuários estejam munidos do CPF ou Cartão do SUS e da caderneta de vacinação e busquem um dos pontos de vacinação para que as equipes avaliem o histórico e realizem a atualização caso seja necessário. Garantir a vacinação em dia é essencial para evitar o ressurgimento de doenças já controladas no país”, explica.

Relacionadas