Consumo
Comércio de Maceió se prepara para vendas de fim de ano
Expectativa é de alta no consumo, em datas como Black Friday e Réveillon


Com a chegada das datas comemorativas de fim de ano, o comércio de Maceió já começa a registrar aumento na movimentação. As festividades, como Halloween, Black Friday, Natal e Réveillon, estão animando os lojistas, que reforçam estoques, ajustam estratégias e iniciam contratações temporárias para atender à demanda crescente.
De acordo com o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Júnior, o Halloween movimenta apenas um pequeno grupo de lojas especializadas em fantasias, mas a Black Friday é considerada uma das datas mais importantes do ano para o setor.
“Em três dias, geralmente sexta, sábado e domingo, há empresas que chegam a faturar o equivalente a 15 dias de vendas. Por isso, é preciso planejamento, negociação com fornecedores e uma boa logística para atender à procura”, explicou.
Guido destacou ainda que as contratações temporárias já começaram em outubro e seguirão até janeiro, mas o número de novas vagas deve se manter semelhante ao do ano passado.
“As empresas estão com o quadro de funcionários dentro do limite. O que tem dificultado é a falta de mão de obra qualificada para algumas funções, um problema que afeta o comércio em todo o país”, afirmou.
A expectativa dos lojistas é de aumento nas vendas com as comemorações de Natal e Réveillon, que tradicionalmente movimentam o comércio e aquecem a economia local, especialmente com o impulso da Black Friday e as confraternizações de fim de ano.
