INVESTIGAÇÕES
Mais de 480 desaparecidos foram localizados em AL
Dados da Polícia Civil mostram avanços nas localizações


Pelo menos 481 das 636 pessoas registradas como desaparecidas em Alagoas foram localizadas em 2025. Desse total, 436 foram encontradas com vida, 45 mortas e outras 155 continuam sumidas.
Os dados fazem parte da estatística elaborada pela Coordenação do Setor de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil, liderada pelo delegado Ronilson Medeiros, revela que no ano passado 736 foram dadas como desaparecidas e em 2023, 663. Já em 2022, foram 640 e em 2021, ocorreram 391. Já em 2020, foram 113 casos em Alagoas.
“A coordenação de Desaparecimento de Pessoas, que está sob minha gestão, monitora diariamente todos os registros de boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas no Estado de Alagoas, orienta e auxilia as unidades imbuídas das investigações e buscas de pessoas desaparecidas”, revela Medeiros.
O delegado explica que, por ser um fenômeno social das grandes cidades, o desaparecimento de pessoas vem aumentando ano a ano, no entanto ainda existem familiares que deixam de fazer o registro. Mas, atualmente, com a grande divulgação de desaparecimentos e com a lei que instituiu a Política Nacional de Buscas de Pessoas Desaparecidas (lei n. 13812/2019), os casos passaram a ser registrados.
“Trabalhar com a temática de pessoas desaparecidas é uma tarefa árdua e gratificante. É entender a dor do outro, agir com imediaticidade, pois cada segundo importa, estabelecer vínculo com os familiares até a localização do desaparecido”, comenta Ronilson Medeiros.
