ARAPIRACA 101 ANOS
Transformação na Infraestrutura impacta população de Arapiraca
Ciclovia, VLT, complexo esportivo e centro de convenções são algumas das obras recentes na cidade


Nos 101 anos de Arapiraca, celebrados na última quinta-feira (31), uma sensação toma conta de quem anda pelas ruas da cidade conhecida como capital do Agreste: o desenvolvimento chegou. É presente e futuro.
O município tem passado por transformações na infraestrutura, com a entrega de pavimentação de ruas, vias e equipamentos que estão impactando diretamente a população. Entre as obras estão a Ciclovia do Trabalhador, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — que cortará 16 bairros da cidade —, além da construção de um Complexo de Iniciação ao Esporte (CIE) e de um centro de convenções.
MOBILIDADE
O morador Fábio Costa Ferreira é uma das pessoas que sentiram essa melhoria. Ele usa a bicicleta como principal meio de transporte e, diariamente, ficava preocupado com acidentes durante o percurso entre casa e trabalho. “Uso diariamente a ciclovia, seja para ir ao trabalho ou para fazer um exercício físico, como dar uma pedalada. A ciclovia ficou ótima, eu adorei. Melhorou muito para a gente que anda de bicicleta aqui na cidade. Além de ser mais rápido, o local ficou mais seguro. Para mim, dividir o espaço com os carros não dá certo”, frisou Ferreira.
O ciclista Aurélio Alves também passa pelo local todos os dias. Segundo ele, a ciclovia foi uma verdadeira transformação para a cidade. “Antes não prestava para nada. O que tinha aqui era sujeira, lixo, muita carniça que jogavam, animal morto. Hoje está maravilhoso, me sinto mais seguro, sem preocupação. Bem à vontade, de bicicleta, a pé. Antes a gente andava no imprensado, entre carros, com o risco de ser atropelado. Hoje está ótimo”, comemorou Alves.
O secretário municipal de Infraestrutura, Rony Izidoro, afirma que a cidade vive o seu melhor momento em mais de um século. Para ele, as obras impulsionam não apenas a mobilidade, mas também a economia, atraindo indústrias e comerciantes, além de oferecer mais qualidade de vida à população. “No quesito mobilidade urbana e infraestrutura, Arapiraca está conseguindo avançar bastante. Mobilidade urbana não envolve só o fluxo de transportes e pessoas, mas saúde e educação. A ciclovia e a área do Riacho Piauí, por exemplo, também se transformaram em áreas de convívio social e de atividades físicas”, explicou Izidoro.
VLT
E se o desenvolvimento está chegando à cidade, com certeza ele passa pelas obras de implementação do VLT, uma parceria entre o Município e o Ministério dos Transportes. A prefeitura informou que o terreno onde ficarão os trilhos já foi preparado e que a linha férrea foi totalmente recuperada. O novo meio de transporte cruzará 16 bairros da cidade.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o percurso vai do shopping até o conjunto Brisa do Lago, passando pelos bairros Primavera, João Paulo II, São Luís, Centro e Brasiliana.

Trabalho, inclusão e sustentabilidade
Arapiraca vive um momento de transformação guiado por ações que unem desenvolvimento urbano, inclusão social e respeito ao meio ambiente. À frente desse processo, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) destaca que o progresso da cidade é resultado da união entre poder público e comunidade, sempre com o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses.
“Eu saio fazendo as coisas que são necessárias para que a gente tenha uma cidade onde possa viver melhor, haja um processo de inclusão social e que perdure o sentimento de pertencimento. Eu não tenho muito o que dizer, eu tenho muito é o que fazer, porque, por mais que eu faça, eu sempre vou me sentir devedor. Essa cidade fez de mim o que eu sou. Portanto, tenho mais é que trabalhar e trabalhar. Para que ao final de tudo, eu possa me olhar no espelho e sair com a sensação de que cumpri com o meu papel”, disse Barbosa.
OBRAS NOS BAIRROS
Edmilson Lima da Silva, o Edmilson Pintor, é morador da Vila Bananeira, na Zona Rural da cidade. Ele falou sobre as obras que estão sendo realizadas no povoado. Além do Complexo de Iniciação ao Esporte (CIE), que está com as obras avançadas, uma escola está sendo construída ao lado da casa dele.
“Pra mim, isso aí é um benefício muito grande aqui pra população da Bananeira. A quadra que a gente tinha era uma vergonha. Agora, temos um lugar adequado para a criançada praticar esportes”, celebrou Edmilson.
O morador disse que, quando o CIE for entregue, será bom para toda a comunidade. “O comércio também acaba aproveitando. Porque se tem uma competição aqui, vende o açaí, vende a quitanda, vende todo mundo”, comentou.
MEIO AMBIENTE
Para a gestão municipal, o cuidado com o meio ambiente é um dos principais pontos quando o assunto é a infraestrutura. O secretário Rony Izidoro citou a via Marginal do Riacho Piauí como exemplo da união entre mobilidade e preservação ambiental.
“A obra do Riacho Piauí consiste em cruzar a cidade: da AL-110, passando pelo Bosque das Arapiracas e saindo na AL-220, que vai para o Sertão. Não é só de mobilidade urbana, mas é uma obra que preserva a calha do riacho. Poucas cidades têm a oportunidade de, no Centro, ter uma área de preservação ambiental como essa”, contou o secretário.
