MEIO AMBIENTE
Tartaruga desova em plena luz do dia no Mirante da Sereia
biólogos identificaram e marcaram o animal
Uma desova encantou quem estava na Praia do Mirante da Sereia, no litoral de Alagoas, nessa segunda-feira (3). Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), com cerca de 90 centímetros de comprimento de casco, emergiu das águas para desovar em plena luz do dia, um comportamento incomum para a espécie, que geralmente realiza esse processo durante a noite.
Uma equipe técnica do Instituto Biota de Conservação, que realiza o monitoramento de quelônios marinhos na região, foi comunicada e se deslocou para a área. Após a desova, os biólogos identificaram e marcaram o animal, garantindo o acompanhamento de sua trajetória em futuras aparições.
O ninho foi localizado e devidamente sinalizado para proteção. “Ele será monitorado durante todo o período de incubação, que varia entre 45 e 60 dias”, disse o diretor-presidente do Biota Bruno Stefanis.
A expectativa é de que dezenas de filhotes nasçam e façam sua primeira jornada rumo ao mar ainda neste verão.
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Ameaçada de extinção
A tartaruga-cabeçuda é uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei. A orientação dos biólogos é que, ao avistar uma delas ou ninho, as pessoas mantenham distância, evitem o uso de luzes e acionem imediatamente os órgãos ambientais responsáveis.