EDUCAÇÃO
Enem reúne mais de 96 mil estudantes em Alagoas neste fim de semana
Provas de domingo abordam linguagens, ciências humanas e redação; segunda etapa será no dia 16


Começa, neste domingo (9), a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que o exame registrou 4,8 milhões de inscritos em todo o País, sendo 96.488 mil em Alagoas.
No Brasil, o Enem 2025 conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, um aumento de 38% em relação a 2022. Em comparação com 2024, o aumento no número das inscrições foi de 11,22%. Em Alagoas, 92% dos concluintes do ensino médio pela rede pública foram registrados no vestibular. Do total de inscritos no estado, 69.410 ficaram isentos do pagamento da taxa de inscrição, enquanto 27.078 tiveram que pagar para participar do certame.
ATENÇÃO NA REDAÇÃO
Um dos maiores obstáculos para quem estudou o ano inteiro para a prova é a redação. Com a pontuação equivalente a cada caderno de provas de 45 questões, a dissertação pode ser o que definirá se o estudante vai passar ou não no curso desejado.
Quanto mais perto do vestibular, professores de redação se tornam “adivinhos” de temas. Para o professor Thalles Barros, o vestibulando deve estar preparado para qualquer assunto, mas com base nas edições anteriores dá uma dica do que esperar.
“Grupos vulneráveis, que são as chamadas minorias sociais, tecnologia, meio ambiente, educação, saúde, cidadania e direitos humanos, e os problemas sociais como um todo. Esses são os eixos temáticos que o Enem costuma abordar. Mas se fosse chutar algum deles, seria um grupo vulnerável relacionando ele à educação, ao meio ambiente ou à tecnologia, talvez”, afirma.
Os portões das escolas abrem às 12h e fecham às 13h, de acordo com o horário de Brasília. O estudante Guilherme Costa fala sobre o que mais lhe deixa nervoso. “Para mim, o maior causador da ansiedade é o medo de não estar preparado para o nível da prova e não alcançar a pontuação necessária para uma avaliação que satisfaça meus objetivos pessoais”, diz.
Para fazer o exame, o participante deve apresentar documento oficial de identificação com foto. Há outras regras que podem desclassificar candidatos. De acordo com o Inep, só serão aceitas canetas da cor preta e transparentes. Garrafas, embalagens e alimentos de toda a sorte devem ser colocados em sacos transparentes.
Dividido em duas etapas, sendo esta primeira com questões de linguagens, ciências humanas e redação, o primeiro dia conta com um total de 5h30min para a conclusão da prova. A aplicação do exame começa exatamente às 13h30. A saída da sala de aplicação será autorizada somente após 2h de prova, e para os que desejem levar o caderno de perguntas e a folha de rascunho da redação deverão esperar até 30 minutos antes do fim do exame.
*Sob supervisão da Editoria.
