EDUCAÇÃO
Tema da redação do Enem levou os candidatos a reflexão crítica sobre o envelhecimento
Professora diz que tema prejudica as chances de fuga do assunto; gabarito oficial sai na quinta-feira (13)


O tema da redação do Enem 2025, “Perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira”, foi considerado pela professora de Redação Bele Barros, que atua em Maceió com projeto na internet, uma proposta ampla, que encontrou o candidato a refletir criticamente sobre diferentes dimensões dessa etapa da vida. "Tema abrangente, que reduz as chances de fuga ao assunto. Em vez de delimitar um problema específico, como abandono, etarismo ou saúde mental, o comando incluiu múltiplas abordagens: políticas públicas, desigualdades sociais, representações culturais, mercado de trabalho, afetividade, solidão e protagonismo da pessoa idosa", analisou. A amplitude deu liberdade ao participante de escolher o recorte mais familiar, desde que mantivesse o foco nas condições sociais do envelhecimento no Brasil. “Uma proposta sensível e necessária, que mostra o envelhecimento como fase ativa e integrante da vida em sociedade”, declarou.
BALANÇO PARCIAL
O primeiro dia do Enem no País teve 27% de abstenção, semelhante ao ano passado (26,6%). Mais de 4,8 milhões de candidatos foram inscritos, e 3,3 mil foram eliminados por irregularidades.
Em Alagoas, 96,4 mil candidatos se inscreveram para disputar vagas em universidades públicas e privadas, e foram habilitados em programas como Sisu, Prouni e Fies.
O percentual de abstenção no estado ainda não foi divulgado.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13).
O exame continuará no domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Além da redação, os candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha de linguagens, códigos e suas tecnologias.
