EDUCAÇÃO
Segunda etapa do Enem será neste domingo (16)
Um terço da prova está em matemática básica. Quando falo em matemática básica eu falo de razão, grandeza, regra de 3 e porcentagem”


Milhares de estudantes voltam neste domingo (16) às salas de aula para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo passado, a primeira fase registrou a presença de 3,5 milhões de participantes, o equivalente a 73% dos mais de 4,8 milhões de inscritos. Nesse segundo dia, serão abordadas questões de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia, os vestibulandos tiveram 90 questões sobre linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Para alguns alunos, como o arapiraquense Steve Fernandes, o tema da redação, apesar de não ser muito esperado, não foi um problema.
“Meu primeiro pensamento foi o meu plano para o texto. Os temas da redação são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar; não imaginei nada do tipo mas também não me pegou de surpresa”, afirma.
No caso de Caio Carnaúba, que garante ter feito uma boa redação, o quesito das questões de linguagens e humanas também são relevantes, visto que, para ele, estavam mais simples que edições anteriores.
“Achei linguagens bem mais simples do que os anos que prestei a prova, textos bem menos complexos. Em humanas, foi diferente, bem conteudista e densa, mas era o que esperava. Para a redação, acredito que o tema foi bem interessante e abrangente. Quem se preparou, com certeza fez bem”, diz.
O gabarito oficial do primeiro dia de provas foi divulgado na última quinta-feira (13). Steve diz que ficou o tempo necessário de prova até poder levar o gabarito para casa, assim poderia avaliar sua prova.
Apesar de ter tranquilizado Steve, uma das recomendações de alguns professores é a de se segurar um pouco até o fim da segunda prova, pois o resultado inesperado pode prejudicar o psicológico do vestibulando e, consequentemente, o desempenho na segunda etapa. Quem compartilha dessa opinião é o professor de matemática Jaguar Neto.
“Acho que o aluno não deve corrigir, por enquanto, para não atrapalhar de nenhuma maneira o segundo dia. Na minha opinião, com esses anos de experiência, o aluno deve fazer a prova do segundo dia e depois que tiver tudo finalizado ele vai corrigir pra ver se comparado com anos anteriores se ele está na briga, se não está”, afirma.
Além disso, o professor de isoladas dá uma dica básica sobre qual a proposta das perguntas do Enem e o que o estudante pode revisar para se dar melhor nessa próxima fase, como o assunto que cai em uma média de 15 questões.
“A matriz de referência do Enem traz para o aluno de maneira muito assertiva a ideia de analisar aquela habilidade e ver como se encaixa a ideia de trazer o conteúdo da prova para mostrar que a matemática está presente nos mais diversos momentos da nossa vida”, destaca o professor.
As minhas apostas seriam essas: eu começo falando assuntos que sempre vão estar presentes. Um terço da prova está em matemática básica. Quando falo em matemática básica eu falo de razão, grandeza, regra de 3 e porcentagem”, conclui.
Uma novidade presente nas provas deste ano é a metodologia Testlets, uma metodologia que liga diversas questões a um único texto-base, gráfico, etc. A ideia tem como objetivo desenvolver a habilidade de análise crítica e o raciocínio lógico, além de permitir a redução do tamanho da prova e evitar o desperdício de esforço na leitura de vários excertos de texto.
