loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 15/11/2025 | Ano | Nº 6098
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

EDUCAÇÃO

Segunda etapa do Enem será neste domingo (16)

Um terço da prova está em matemática básica. Quando falo em matemática básica eu falo de razão, grandeza, regra de 3 e porcentagem”

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Candidato do Enem 2025, Caio Carnaúba
Candidato do Enem 2025, Caio Carnaúba

Milhares de estudantes voltam neste domingo (16) às salas de aula para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo passado, a primeira fase registrou a presença de 3,5 milhões de participantes, o equivalente a 73% dos mais de 4,8 milhões de inscritos. Nesse segundo dia, serão abordadas questões de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia, os vestibulandos tiveram 90 questões sobre linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Para alguns alunos, como o arapiraquense Steve Fernandes, o tema da redação, apesar de não ser muito esperado, não foi um problema.

“Meu primeiro pensamento foi o meu plano para o texto. Os temas da redação são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar; não imaginei nada do tipo mas também não me pegou de surpresa”, afirma.

No caso de Caio Carnaúba, que garante ter feito uma boa redação, o quesito das questões de linguagens e humanas também são relevantes, visto que, para ele, estavam mais simples que edições anteriores.

“Achei linguagens bem mais simples do que os anos que prestei a prova, textos bem menos complexos. Em humanas, foi diferente, bem conteudista e densa, mas era o que esperava. Para a redação, acredito que o tema foi bem interessante e abrangente. Quem se preparou, com certeza fez bem”, diz.

O gabarito oficial do primeiro dia de provas foi divulgado na última quinta-feira (13). Steve diz que ficou o tempo necessário de prova até poder levar o gabarito para casa, assim poderia avaliar sua prova.

Apesar de ter tranquilizado Steve, uma das recomendações de alguns professores é a de se segurar um pouco até o fim da segunda prova, pois o resultado inesperado pode prejudicar o psicológico do vestibulando e, consequentemente, o desempenho na segunda etapa. Quem compartilha dessa opinião é o professor de matemática Jaguar Neto.

“Acho que o aluno não deve corrigir, por enquanto, para não atrapalhar de nenhuma maneira o segundo dia. Na minha opinião, com esses anos de experiência, o aluno deve fazer a prova do segundo dia e depois que tiver tudo finalizado ele vai corrigir pra ver se comparado com anos anteriores se ele está na briga, se não está”, afirma.

Além disso, o professor de isoladas dá uma dica básica sobre qual a proposta das perguntas do Enem e o que o estudante pode revisar para se dar melhor nessa próxima fase, como o assunto que cai em uma média de 15 questões.

“A matriz de referência do Enem traz para o aluno de maneira muito assertiva a ideia de analisar aquela habilidade e ver como se encaixa a ideia de trazer o conteúdo da prova para mostrar que a matemática está presente nos mais diversos momentos da nossa vida”, destaca o professor.

As minhas apostas seriam essas: eu começo falando assuntos que sempre vão estar presentes. Um terço da prova está em matemática básica. Quando falo em matemática básica eu falo de razão, grandeza, regra de 3 e porcentagem”, conclui.

Uma novidade presente nas provas deste ano é a metodologia Testlets, uma metodologia que liga diversas questões a um único texto-base, gráfico, etc. A ideia tem como objetivo desenvolver a habilidade de análise crítica e o raciocínio lógico, além de permitir a redução do tamanho da prova e evitar o desperdício de esforço na leitura de vários excertos de texto.

Relacionadas