EDUCAÇÃO
Graduações no interior de Alagoas são listadas entre as melhores do Brasil
Pedagogia na Ufal, em Delmiro Gouveia, e Letras, na Uneal de Palmeira dos Índios, receberam 5 estrelas em ranking


Pedagogia na Ufal, em Delmiro Gouveia, e Letras, na Uneal de Palmeira dos Índios, receberam 5 estrelas em ranking
Cinco cursos de graduação em Alagoas receberam nota máxima no Guia da Faculdade 2025, parceria do Estadão com a Quero Educação. Quatro são da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Entre eles, Pedagogia da Ufal, no Campus Sertão, em Delmiro Gouveia, e Letras/Português da Uneal, em Palmeira dos Índios, reforçam a qualidade do ensino no interior. Os outros três cursos de cinco estrelas foram Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química, todos da Ufal, no campus Maceió.
O diretor do Campus Sertão, professor Thiago Andrade, destacou a expansão no interior. “
É com grande alegria e satisfação que recebemos a notícia de que o curso de Pedagogia do Campus do Sertão obteve 5 estrelas no Guia da Faculdade e ficou entre os cinco melhores cursos do estado de Alagoas. Vemos tudo isso como fruto do trabalho comprometido e dedicado de toda a Universidade Federal de Alagoas, em especial do Campus do Sertão, que, como sempre destaco em outras falas minhas, vem, há 15 anos, transformando vidas por meio do ensino público superior, gratuito e de qualidade. Tudo isso é fruto do processo de interiorização da universidade pública federal no país, com destaque para o Sertão de Alagoas. Parabenizo todo o corpo docente e técnico e, em especial, o nosso corpo discente por essa conquista para a comunidade universitária do Campus do Sertão. Isso é a ratificação do compromisso, da dedicação, das lutas, das resistências e das conquistas do nosso Campus, especialmente do nosso curso de Licenciatura em Pedagogia. Parabéns a todas as pessoas que fazem parte deste importante curso, garantindo, assim, uma formação baseada na ética, no respeito às diversidades e no compromisso com uma formação cidadã, crítica e reflexiva”, afirmou.
O coordenador do curso, professor Marcos Ricardo, ressaltou a interiorização e a proposta pedagógica. “A política de interiorização das universidades tem se mostrado, na prática, uma iniciativa acertada, resultado do trabalho articulado e contínuo de diversos atores institucionais e sociais. No caso específico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), reconhecem-se esforços que se estendem desde os formuladores das políticas do Ministério da Educação até as gestões centrais da instituição, passando pelas direções dos campi, pelo corpo docente, pelos técnicos administrativos e, igualmente, pelos estudantes da região sertaneja, que acolheram e fortaleceram o projeto de implantação de uma universidade no Sertão alagoano. O curso de Pedagogia opta por uma formação plural de professoras e professores, priorizando discussões práticas relacionadas às demandas contemporâneas da educação, sem desconsiderar a articulação necessária entre o conhecimento técnico e um arcabouço teórico-filosófico e político que fundamenta as práticas profissionais. Reconhece-se, nesse âmbito, a relevância das múltiplas abordagens educacionais, bem como a importância do debate e da divergência, tratadas por meio de discussões éticas e transparentes, nas quais cada segmento — direção, docentes, técnicos e estudantes — exerce livremente seu direito de expressão e posicionamento. Nesse sentido, o eixo estruturante do curso consiste em conciliar a formação técnico-profissional com a perspectiva utópica e necessária de construção de uma sociedade e de um país mais justos, democráticos e igualitários", disse.
A coordenadora de Letras da Uneal, professora Maria Margarete de Paiva, e a vice-coordenadora, professora Maria Verônica Tavares Neves Cardoso, explicaram os diferenciais do curso e detalharam a evolução da gradução. “
“Consideramos que o nosso conceito reflete a solidez do projeto formativo: articulação entre teoria e prática, corpo docente qualificado, integração com a rede pública, apoio da gestão da Uneal, forte atuação estudantil e a centralidade da pesquisa e da extensão. A conquista das cinco estrelas e a elevação do nosso conceito de 3 para 4,72 refletem um trabalho coletivo comprometido com a excelência acadêmica. Nosso curso se estrutura em uma organização didático-pedagógica coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais, destacando a articulação entre teoria e prática, o compromisso com a inclusão e a integração constante com a rede pública de ensino. Desde os primeiros períodos, fortalecemos a formação integral dos licenciandos por meio de programas, projetos extensionistas e ações de pesquisa que aproximam a universidade das demandas locais e globais. Contamos ainda com o apoio da gestão da Uneal, que assegura condições institucionais e infraestrutura adequadas ao desenvolvimento do trabalho docente e discente, bem como com o empenho fundamental do Centro Acadêmico, sempre presente nas questões educacionais e no diálogo permanente com a coordenação. Nosso corpo docente, formado integralmente por doutores com produção acadêmica relevante, mantém forte compromisso com a formação docente. Em nossa gestão, temos priorizado a atuação do NDE, a atualização de ementas e a reestruturação do PPC, ampliando as possibilidades de TCC para incluir artigos publicáveis em revistas Qualis A e B. O incentivo contínuo à pesquisa, à escrita e às publicações consolida o que entendemos como o “segredo” do nosso sucesso: uma cultura acadêmica colaborativa, qualificada e profundamente comprometida com a missão pública da universidade", afirmaram.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia de “avaliação por pares” para analisar mais de 22 mil cursos superiores no Brasil. O processo consiste em colher a opinião de milhares de professores atuantes no Ensino Superior, que se cadastraram voluntariamente como avaliados. A pesquisa convida todas as instituições de ensino superior (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) cadastradas no Ministério da Educação (MEC) a participar. A avaliação considera o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos.
