loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 21/11/2025 | Ano | Nº 6103
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

UNIÃO DOS PALMARES

Dia da Consciência Negra é celebrado na Serra da Barriga

Milhares de pessoas participaram da festividade no Parque Memorial, que contou com apresentações artísticas e celebrações tradicionais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Parque Memorial recebeu grupos da cultura afro-brasileira
Parque Memorial recebeu grupos da cultura afro-brasileira | Foto: Alexandre Câmara / Agência Alagoas

O Dia da Consciência Negra e de Zumbi, feriado que marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão, foi celebrado ontem na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, com uma ampla programação.

Do alto do local que, por mais de um século, foi referência na luta pela liberdade dos escravizados, milhares de pessoas acompanharam a celebração promovida no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, espaço dedicado à memória, à resistência e à cultura afro-brasileira.

O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, esteve na celebração, organizada pela Fundação Cultural Palmares (FCP). As atividades tiveram início com rituais fechados durante a madrugada, como a Vigília do Berimbau, cerimônia em homenagem aos ancestrais e o café dos religiosos.

Por volta das 8h, começou a programação aberta ao público, com apresentações artísticas e manifestações tradicionais distribuídas em quatro palcos (Zumbi e Dandara; Acotirene; Erês e Abdias do Nascimento; e Lagoa–Aqualtune), além de cortejos afro, cerimônias e rodas culturais.

Durante todo o dia, o Parque Memorial recebeu representantes de movimentos negros, povos indígenas, religiosos de matriz africana, grupos culturais e membros da comunidade acadêmica.

O presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues, destacou que o feriado nacional reforça a pauta da justiça e da igualdade de oportunidades. “É o feriado cívico mais importante do País. O feriado popular, oriundo do movimento negro, das nossas demandas, e, ao mesmo tempo, marca quarenta anos da primeira ocupação desse território, a Serra da Barriga. A gente quer que o Brasil saiba por que e onde comemorar”, afirmou.

Uma estrutura de atendimento médico foi montada em um dos pontos do evento. Segundo o professor de Medicina da Ufal, Valdemar Neves, “a tenda é uma ação que já acontece há quatro anos para atender pessoas que precisam de cuidados básicos de saúde, como aferição de pressão e medição de glicose”.

Festival

As comemorações continuaram durante a noite em União dos Palmares, com o Festival Negritude, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo e o Governo Federal. Na programação de ontem se apresentaram Naná Martins, Banda Vibrações, Teuzinho e Timbalada.

Nesta sexta-feira (21), sobem ao palco Nel do Reggae, Edson Gomes, Raí Saia Rodada e Léo Santana.

Relacionadas