PADROEIRA
Fiéis celebram Nossa Senhora da Conceição em Alagoas
Paróquias e comunidades de Maceió comemoraram o dia dedicado à Imaculada Conceição com missas, procissão e programação especial


Católicos celebraram ontem o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Paróquias do Estado e diversas comunidades da Arquidiocese de Maceió tiveram programação especial para marcar a data. No Jacintinho, a paróquia que tem a santa como padroeira realizou a tradicional procissão pelas ruas do bairro, reunindo grande número de devotos.
Ao longo do dia, a paróquia promoveu uma série de atividades, que incluíram missas e momentos de oração. O pároco, padre Adriano Souza, destacou a relação dos fiéis com Maria. “Todo padre é mariano, e eu tenho razões para ser muito mais ainda. É sempre uma alegria muito grande ter essa festividade, porque sabemos como o povo nos ensina a amar Nossa Senhora”, afirmou.
A solenidade começou com missa às 8h. Ao meio-dia, houve o Ofício de Nossa Senhora e, às 16h, os fiéis se reuniram em frente à igreja matriz para a tradicional procissão que percorreu as principais ruas do Jacintinho. O encerramento ocorreu às 19h, com celebração e bênçãos finais.
O padre reforçou que a participação dos moradores tem sido fundamental. Com o tema “Com a Imaculada Conceição, revisitar o passado com gratidão e abraçar o futuro com esperança”, as festividades reuniram fiéis de todo o Estado.
“Esse envolvimento é o segredo para que a paróquia tenha essa ação pública que vemos aqui, num lugar privilegiado da ação pastoral e missionária da Igreja”, disse o religioso.
Além das celebrações no Jacintinho, a Arquidiocese informou que duas missas foram realizadas na Catedral Metropolitana, no Centro, às 9h e 18h.
A solenidade da Imaculada Conceição celebra a pureza e a santidade de Maria, destacando seu papel essencial na história da salvação.
Para Francisco Vicente, paroquiano e catequista, a devoção à santa tem um significado especial para a comunidade. “Nossa Senhora é a mãe do Salvador. Isso é inegável. Ela é a mãe daquele que veio nos salvar. E, para a nossa comunidade, não é apenas uma mulher; é aquela que intercede dia após dia. Ela intercede por cada família. Temos o clamor de mães que vêm aos pés da Imaculada chorar por seus filhos”, comentou.
