ORLA DE MACEIÓ
Grupos de matriz africana festejam Iemanjá
Festa das Águas contou com apresentações na praça Multieventos


O Dia de Nossa Senhora da Conceição também foi marcado pela celebração a Iemanjá, orixá detentora da força das águas do mar. As atividades ocorreram na orla da Pajuçara. Pela manhã, se reuniram grupos de matriz africana de diversos pontos de Alagoas.
Ao som dos atabaques, os religiosos entoaram cânticos sagrados e enalteceram a senhora das águas com oferendas. “Ofertamos para a mãe Iemanjá tudo de bom para que ela nos traga paz, prosperidade, saúde e sabedoria. Antes de chegarmos na praia, existe um preparativo para chegarmos aqui prontos para as oferendas”, explicou o pai de santo Roberto Félix.
Além das celebrações religiosas, os grupos afro e os afro empreendedores também participam da Festa das Águas, que começou às 14h, na Praça Multieventos.
A programação reuniu o Afoxé Ofá Omim, Samba de Roda K’Posu Betá, Naná Martins convidando o grupo Inaê, o Coletivo Afro Caeté e a Orquestra de Tambores de Alagoas, grupos que representam a ancestralidade, o ritmo e a diversidade das tradições afro, com cortejos, toques, cânticos e manifestações. O tradicional xirê do Ilê Axé Legionirê Nitó Xoroquê também participou.
Encerrando a festividade, o Afoxé Filhos de Gandhy, um dos mais emblemáticos grupos afro do país, se apresentou pela primeira vez na capital alagoana.
