loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 12/12/2025 | Ano | Nº 6118
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

ALERTA

Aumentam os casos de resgates aquáticos em Alagoas no início do verão

ntre 1º e 11 de dezembro, os militares atenderam quatro vezes mais que no mesmo período do ano passado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Corporação ampliou o patrulhamento nas praias
Corporação ampliou o patrulhamento nas praias | Foto: — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Os primeiros dias da Operação Verão 2025 registraram crescimento significativo nas ocorrências de afogamento em Alagoas. Entre 1º e 11 de dezembro, equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros atenderam doze vítimas em praias, rios e lagoas, quatro vezes mais que no mesmo período do ano passado.

Na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, seis pessoas foram retiradas da água em menos de meia hora no último sábado (6). O volume de atendimentos acende um alerta para os riscos enfrentados por turistas e moradores durante a alta estação.

Com o aumento do movimento nas áreas de banho, a demanda por resgates também cresceu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria das ocorrências se concentra nos litorais Sul e Norte, em trechos turísticos e regiões ribeirinhas, onde mudanças repentinas no comportamento da água costumam surpreender quem entra no mar.

Para reduzir acidentes, a corporação reforçou os postos de guarda-vidas e ampliou o patrulhamento. Nas abordagens preventivas, os militares orientam sobre correntezas, valas, variação das marés e os perigos do consumo de bebidas alcoólicas antes do banho.

A maior parte das vítimas é formada por jovens e turistas que desconhecem as características das praias ou desrespeitam áreas sinalizadas como perigosas. Entre os fatores que mais contribuem para os afogamentos estão a entrada em trechos sem cobertura de guarda-vidas, superestimação da capacidade de nado, ingestão de álcool e a falta de atenção dos responsáveis em relação às crianças.

Para agilizar o socorro, o Corpo de Bombeiros passou a utilizar drones no monitoramento de áreas mais movimentadas. Os equipamentos auxiliam na identificação de pessoas em risco, no mapeamento de pontos críticos e na rápida mobilização das equipes. O trabalho conta ainda com embarcações de salvamento, motos aquáticas e equipamentos de flutuação.

Entre as recomendações aos frequentadores de praias, rios e lagoas estão: optar por locais com guarda-vidas, respeitar bandeiras e sinalizações, evitar o uso de álcool antes de entrar na água e manter crianças sempre próximas e sob supervisão.

Relacionadas