12 dias para realizar sonhos
Papai Noel dos Correios ainda tem 1,9 mil cartas
Campanha revela pedidos que vão de brinquedos a materiais escolares e histórias de forte vulnerabilidade das crianças


Como realizar o sonho de uma criança? Para Kauan, 9 anos, basta ganhar uma bola de futebol. A menina Maria Luiza, de 8 anos, quer ganhar um kit de maquiagem — mas tem que ser completo — como deixa claro na cartinha. Moisés, também de 8, sonha com um celular.
O processo começa com um pedido escrito. As cartinhas que carregam sonhos são entregues e começa a expectativa de que o presente seja adotado. Essa dinâmica faz parte de mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que completa 11 anos em Maceió.
As cartinhas ficam disponíveis na Praça Central do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, e também na página do projeto na internet (blognoel.correios.com.br). As adoções em Alagoas podem ser entregues até o dia 19 de dezembro nas agências dos Correios; e até o dia 21 de dezembro no Escritório do Bom Velhinho, no shopping.
A Gazeta encontrou Moisés, de 8 anos, na última terça-feira (9), no momento em que ele entregava sua cartinha. O menino parecia ter chorado. Na carta, escreveu que precisa do celular para que sua mãe ligue para as tias e também para brincar “com os joguinhos” disponíveis no telefone.
A mãe de Moisés, Albertina Silva, não conteve as lágrimas. Bem baixinho, disse: “O pai dele foi morto no dia 20, tem pouco tempo. Era meu marido. Os dois eram muito ligados. A gente queria o celular para ele se distrair durante as férias, esquecer um pouco o que aconteceu”. Moisés estuda na Escola Estadual Coronel Francisco Alves Mata, no bairro Santa Lúcia, parte alta de Maceió.
Muitas cartinhas fogem dos pedidos convencionais. Há crianças que pedem para reencontrar familiares que nunca mais viram ou desejam saúde para alguém especial. A maioria, no entanto, quer mesmo brinquedos. Quem acompanha o Papai Noel dos Correios percebe também o aumento do número de pedidos de material escolar e de itens esportivos.
Neste ano, já foram entregues 6,8 mil cartinhas e, até a última quinta-feira (11), cerca de 4,9 mil tinham sido escolhidas por alagoanos, faltando ainda 1,9 mil para adoção.
“Todo ano nosso grupo participa de uma ação social e, este ano, decidimos que adotaríamos as cartinhas. A gente se emociona porque pedir material escolar é o básico”, afirma a professora Flávia Pontes, que, junto com as colegas, trabalha em uma empresa que oferece aulas de reforço. “Em alguns casos, são pedidos bem específicos, como bolas e skate. Percebemos também solicitações ligadas a esportes”, completa Juliana Melo, também professora.
COMO FUNCIONA?
A Campanha Papai Noel dos Correios visa atender os pedidos de Natal de crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 36 anos, a campanha já atendeu quase 7 milhões de pedidos de crianças brasileiras.
