CALORÃO
Verão começa neste domingo e terá temperaturas de até 40°C em Alagoas
Tendência é de intensificação da seca até os meses de março e abril, especialmente no Agreste e no Sertão


O verão começa neste domingo, dia 21, e deve ser marcado por poucas chuvas e temperaturas elevadas em Alagoas. A previsão é do meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Segundo o meteorologista, o período segue o padrão característico da estação, com predomínio de tempo seco e calor intenso. No entanto, algumas regiões devem registrar temperaturas ainda mais elevadas. No Alto Sertão, por exemplo, há previsão de momentos com termômetros entre 39 °C e 40 °C. Já na faixa litorânea, apesar da pouca chuva, as máximas devem variar entre 31 °C e 32 °C.
As previsões climáticas mais recentes indicam temperaturas acima da normalidade e volumes de chuva abaixo da média para o período. De acordo com Vinícius Pinho, mesmo sendo uma época naturalmente mais seca, a redução das precipitações pode impactar fenômenos comuns no semiárido, como as trovoadas. A expectativa é de menos episódios desse tipo no Agreste e no Sertão durante o verão. O cenário gera preocupação, já que a diminuição das chuvas, ainda que pontuais, pode contribuir para o agravamento da seca nessas regiões até o próximo período chuvoso.
Ainda conforme a Semarh, a tendência é de intensificação da estiagem até os meses de março e abril, especialmente no Agreste e no Sertão. O meteorologista ressalta que não há indicativos da atuação de fenômenos climáticos como La Niña ou El Niño, o que caracteriza um período de neutralidade. Com isso, não é esperado nenhum fator externo que favoreça chuvas acima do normal ou eventos extremos durante o verão. A perspectiva para os próximos meses é de muito sol, calor intenso, temperaturas em elevação e pouca chuva em todo o estado.
TURISTAS A CAMINHO
Levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta a capital alagoana como o destino mais procurado do país para as férias de dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Além de liderar o ranking das férias de verão, Maceió também figura entre os destinos mais buscados para o Natal de 2025 e o Réveillon.
A pesquisa mostra que, enquanto Gramado lidera as buscas para o período natalino e Rio de Janeiro e Porto de Galinhas se destacam no Réveillon, Maceió assume a liderança absoluta quando o foco são as férias escolares. A capital aparece à frente de destinos consolidados como Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e o próprio Porto de Galinhas.
O estudo da Braztoa também evidencia a diversidade de interesses dos viajantes, que buscam destinos com boa conectividade, contato com a natureza, cultura, lazer e diferentes estilos de viagem, características que fazem de Maceió um destino completo para famílias, casais e grupos de amigos.
