DIVERSÃO
Férias escolares fazem procura por colônias recreativas aumentar
Estabelecimentos oferecem atividades diárias com ações lúdicas e educativas; horário da tarde é o mais buscado


O recesso escolar é sinônimo de lazer, energia e experiências felizes e, desde que as colônias de férias se popularizaram, o programa recreativo se tornou uma alternativa para os pais. Isso porque as crianças participam de atividades esportivas, culturais e de socialização, em um período que permite aos responsáveis manter a rotina com mais tranquilidade.
Em Maceió, espaços recreativos, escolas, clubes e instituições privadas relatam aumento na demanda pelo serviço, especialmente nos meses de dezembro e janeiro.
“A procura pela colônia de férias da Toca da Cria está muito alta, especialmente para o turno da tarde. Para o mês de janeiro, já estamos praticamente com as vagas esgotadas. A colônia de férias é, tradicionalmente, um grande sucesso, sobretudo pela forma criativa e intencional como estruturamos as vivências”, afirma Michele Leal, idealizadora e fundadora da Toca da Cria.
Os estabelecimentos oferecem recreação diária com atividades lúdicas e educativas para crianças, incluindo oficinas, música, arte e momentos de diversão. “Nosso trabalho vai além da recreação. Proporcionamos uma verdadeira viagem pelo mundo, sem sair de Maceió, explorando diferentes culturas e aprendizados por meio de experiências lúdicas e significativas”, acrescenta Michele Leal.
Segundo ela, são oferecidas diversas possibilidades de participação, com o objetivo de atender às diferentes necessidades das famílias. Há opções de dias avulsos, dias alternados conforme a programação de maior interesse, além de pacotes semanais e mensais. Atualmente, o valor da atividade avulsa por turno é de R$ 75.
A colônia de férias também se apresenta como uma alternativa quando o período de férias dos pais não coincide com o das crianças, permitindo que os responsáveis trabalhem com tranquilidade enquanto elas brincam, convivem e aprendem.
No Villa Crescer, também em Maceió, a colônia de férias registra uma nova onda de alta demanda, especialmente por já estar na 18ª edição do programa recreativo. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, com refeições inclusas, e o valor de uma semana é de R$ 800.
“A colônia de férias para as crianças é muito importante, pois elas movimentam o corpo, fazem novos amigos e se desenvolvem física, social e emocionalmente. Além disso, mantêm uma rotina, o que ajuda a não perder o ritmo do ano letivo. Têm contato com a natureza, ficam com os pés no chão. E, por último, mas não menos importante, se divertem e não ficam em casa expostas às telas”, avalia a nutricionista infantil Nataly Pontes, sócia do Villa Crescer.
