loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 16/01/2026 | Ano | Nº 6141
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

DOENÇA GRAVE

Casos de meningite crescem em AL; estado teve 10 mortes no ano passado

Vacinação é principal forma de prevenção da doença; foram 33 casos em 2025 e a maioria é do tipo B

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O estado de Alagoas registrou 30 casos confirmados de meningite do tipo B em 2025. No mesmo período, a cidade de Maceió confirmou três casos do tipo C da doença. Ao todo, 10 pessoas morreram em decorrência da meningite no estado no ano passado. Os números mostram aumento em relação a 2024, quando foram confirmados 23 casos e oito mortes.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Em Maceió, o total de casos de doença meningocócica foi de 16 em 2025. Deste, 13 pacientes tiveram o tipo B e três o tipo C. Até o momento, a capital não tem casos confirmados em 2026.

A cidade de União dos Palmares registrou um caso de meningite tipo B em 2026. A prefeitura informou que o paciente está em tratamento e que o quadro de saúde é estável. Medidas de vigilância e monitoramento estão sendo adotadas no município.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada pela bactéria meningococo, que pode provocar infecções generalizadas graves. A transmissão ocorre por gotículas de saliva e secreções de pessoas infectadas, principalmente em situações de contato próximo. Bebês, crianças menores de 5 anos e adolescentes estão entre os grupos com maior risco.

Entre os sintomas mais comuns estão febre alta súbita e forte dor de cabeça. O paciente também pode apresentar rigidez no pescoço, vômitos e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele, que não somem ao toque. Cansaço, mal-estar intenso e confusão mental também podem ocorrer. O tratamento deve ser realizado em ambiente hospitalar.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No entanto, a vacina contra o tipo B não faz parte do calendário de rotina do SUS e está disponível apenas em clínicas particulares. Já o SUS oferece gratuitamente as vacinas contra os tipos A, C, W e Y.

Em Maceió, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde. A vacinação também ocorre nos shoppings Maceió e Pátio, das 12h às 20h, de segunda a domingo. O Mercado do Artesanato, na Levada, aplica as doses de segunda a sábado, das 8h às 14h. Aos domingos, o atendimento é das 8h às 12h.

A recomendação é manter a caderneta de vacinação sempre atualizada e adotar boas práticas de higiene no dia a dia.

Relacionadas