POLÍCIA DE OLHO
Cinco bairros concentram ocorrências de perturbação do sossego em Maceió
Vergel do Lago, Jacintinho, Cidade Universitária, Clima Bom e Benedito Bentes estão no topo do ranking


Mais do que um problema de convivência, o som alto se tornou uma das principais demandas da segurança pública em Maceió. O incômodo recorrente, especialmente durante a noite e nos fins de semana, colocou os bairros Vergel do Lago, Jacintinho, Cidade Universitária, Clima Bom e Benedito Bentes no topo das ocorrências de perturbação do sossego em 2025, ano que fechou com 19.292 atendimentos do Programa Na Base do Sossego, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL). A quantidade representa um aumento de 55% em relação a 2024, quando foram registrados 11.191 atendimentos.
Apesar do crescimento no número absoluto de ocorrências, a SSP destaca um dado considerado positivo: na análise histórica das ligações feitas ao 190, houve uma redução de 33% nas chamadas relacionadas à perturbação do sossego na Região Metropolitana entre 2020 e 2025.
Durante o ano, a Operação Na Base do Sossego realizou 352 ações ostensivas, envolvendo guarnições da Polícia Militar, bases comunitárias e equipes especializadas. As ações resultaram na apreensão de 225 equipamentos de som e na lavratura de 125 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), encaminhados ao Juizado Especial. Todo o trabalho é acompanhado pelo Ministério Público do Estado.
Além das ações em flagrante, as equipes da SSP também visitaram 5.708 locais denunciados pelo canal 190, mas que não puderam ser fiscalizados no momento da denúncia. Desde a criação do programa, em 2021, já foram feitas 9.393 visitas, 528 operações integradas e 841 apreensões de equipamentos sonoros.
“O nosso primeiro passo é sempre o diálogo, mas quando há insistência, quando o cidadão é recorrente, a polícia entra na fase repressiva qualificada, que é a apreensão do equipamento e a confecção do TCO”, explica o capitão.
ÁREAS CRÍTICAS E ATUAÇÃO INTEGRADA
De acordo com a análise criminal da SSP, além dos bairros de Maceió, áreas como o povoado Pedras, em Marechal Deodoro, também figuram entre os pontos de maior incidência.
“Nós temos áreas bem definidas onde há maior incidência de perturbação e de crimes correlatos”, revela Alex Acioli.
INTERIOR SEGURO E CAPACITAÇÃO
Com base nos resultados obtidos na capital, a SSP iniciou a expansão das ações para outras regiões do estado por meio do programa Interior Seguro. Policiais de diversas regiões – Agreste, Sertão, Zona da Mata e Litoral Norte – estão passando por capacitação para aplicar a mesma doutrina no interior.
“Estamos levando esse portfólio de ações para todo o Estado, com foco não só na redução da perturbação do sossego, mas também da violência doméstica e da criminalidade em geral”, pontua o capitão.
PLANEJAMENTO PARA O CARNAVAL
Com a proximidade do carnaval 2026, a SSP já prepara um reforço nas operações. Em 2025, mais de 250 ações relacionadas à perturbação do sossego foram realizadas apenas na Região Metropolitana, número que deve aumentar durante o período momesco.
“A segurança pública entende o espírito festivo do carnaval, mas é preciso equilíbrio. Existem pessoas doentes, idosos, pessoas com deficiência e autistas que precisam de tranquilidade. Por isso, as operações serão intensificadas para garantir o direito de todos”, conclui Alex Acioli.
