loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 24/01/2026 | Ano | Nº 6147
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

ÁREAS DE CONSERVAÇÃO

Alagoas lança ações integradas de proteção do meio ambiente

PM e órgãos ambientais mobilizam efetivos por terra e ar, abrangendo monitoramento de áreas de preservação

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Fiscalização aconteceu em áreas de proteção ambiental
Fiscalização aconteceu em áreas de proteção ambiental.
Fiscalização aconteceu em áreas de proteção ambiental Fiscalização aconteceu em áreas de proteção ambiental. | Foto: Ascom PM-AL

As Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Maceió e da Zona da Mata alagoana receberam, nessa quinta-feira (22), uma operação de fiscalização e monitoramento com suporte de aeronaves, oficiais do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) e integrantes do Departamento Estadual de Aviação (DEA).

No mesmo dia, a Ação Integrada Defesa Animal também mobilizou 10 equipes em todo o território alagoano.

As equipes atuaram nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Catolé e de Fernão Velho; de Pratagy, em Rio Largo e Messias; de Murici; e da Serra dos Frios, que compreende os municípios de União dos Palmares, Branquinha e Flexeiras.

Todas essas áreas passaram por georreferenciamento de pontos de interesse, onde o batalhão identificou indícios de supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Também foram observadas áreas com solo exposto, sugerindo extração de minerais ou avanço de fronteiras agrícolas próximas a canaviais. Os dados levantados serão analisados para fiscalizações posteriores.

Segundo a Polícia Militar, o objetivo da fiscalização nas áreas de proteção ambiental é atuar de forma preventiva, mas também repressiva, com a finalidade de realizar levantamentos de dados técnicos e verificar denúncias nessas localidades.

DEFESA ANIMAL

A operação integrada foi realizada com o objetivo de investigar denúncias de maus-tratos contra animais domésticos, atuando na fiscalização, mas também como ação educativa. Foram realizadas visitas domiciliares, com orientações sobre guarda responsável e legislação vigente.

As operações tiveram o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Delegacia de Crimes Ambientais (DCAPA) e da Superintendência de Defesa do Bem-Estar Animal (SECDEF).

Relacionadas