SALVANDO VIDAS
Alagoano realiza 60ª doação de sangue e incentiva solidariedade
O gesto de solidariedade ocorreu no Hemocentro de Alagoas, em Maceió

Carlos Alberto dos Santos, de 61 anos, alcançou uma marca que salva vidas: ele realizou, nessa segunda-feira (26), a sua 60ª doação de sangue. O gesto de solidariedade ocorreu no Hemocentro de Alagoas, no bairro do Trapiche, em Maceió.
Ele, que é torcedor do Clube de Regatas Brasil (CRB), ganhou de presente uma camisa do time alagoano. O objetivo foi o de estimular a doação voluntária para manter os estoques abastecidos.
O doador afirma que o número alcançado o motiva a continuar salvando vidas. “Cada doação representa uma chance a mais de alguém continuar vivendo. Enquanto eu tiver saúde, vou continuar vindo ao Hemoal, porque sei que meu gesto pode fazer a diferença para muitas famílias”, disse.
O supervisor administrativo e financeiro do Hemoal, Marcelo Casado, reconheceu que realizar 60 doações de sangue é um ato “grandioso” e que isso incentiva a sociedade alagoana a adotar a mesma prática solidária.
“Chegar à 60ª doação é algo grandioso e inspira toda a sociedade. O senhor Carlos representa o verdadeiro espírito da doação voluntária, que é pensar no próximo sem esperar nada em troca. Pessoas como ele são fundamentais para salvar vidas diariamente”, salientou Casado.
REQUISITOS
Para doar sangue, é necessário que o interessado tenha entre 16 e 69 anos, pese no mínimo 50 quilos e leve documento de identificação oficial e original com foto.
Aos menores de 18 anos, é preciso comparecer na presença dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, também em posse de documentos de identidade.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. As mulheres também estão impedidas de doar durante o período de gestação e lactação. Para aqueles que desejam repetir a doação, deve-se respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
