NOVAS REGRAS
Detran/AL libera uso de veículos particulares e automáticos em provas práticas para tirar CNH
Outras mudanças implantadas incluem a dispensa do uso da baliza e da meia-embreagem nas avaliações

A partir desta quarta-feira (28), a prova prática para tirar a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também poderá ser realizada com veículos particulares e automáticos.
Outras mudanças já foram implantadas nesta quarta-feira, como a dispensa da baliza e da meia-embreagem, além do novo sistema de pontuação, que entrará em vigor a partir do dia 2 de fevereiro.
Se antes os alunos eram avaliados apenas com veículos manuais pertencentes ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), agora a nova regra garante mais flexibilidade aos candidatos, que poderão escolher o tipo de automóvel que será utilizado no exame.
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) liberou as novas modalidades em consonância com o Programa CNH do Brasil, criado pelo Ministério dos Transportes, do governo federal.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que as mudanças eliminam burocracias. “Sai a burocracia, a indústria da reprovação, as amarras do sistema, para dar lugar a oportunidades, educação e aprendizado de verdade”, afirmou.
Para o diretor-presidente do Detran de Alagoas, Marco Fireman, as mudanças vão proporcionar mais tranquilidade, conforto e confiança aos candidatos durante o exame, já que eles utilizarão um carro com o qual já estão acostumados a dirigir.
“Agora, os candidatos vão poder aprender a dirigir usando o carro do pai, da mãe, dos tios ou do vizinho e utilizar esse mesmo veículo para fazer a prova prática”, destacou.
NOVO SISTEMA DE PONTUAÇÃO
Com as novas regras, para serem aprovados, os candidatos não poderão atingir pontuação superior a 10 pontos, que correspondem às infrações cometidas durante o exame.
O novo sistema de pontuação nas provas práticas entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (2), conforme determina a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Segundo a Comissão Examinadora de Trânsito do Detran-AL, todos os candidatos iniciarão o exame com pontuação zero.
Cada infração cometida corresponderá a um ponto multiplicado pelo peso da infração: peso um para infrações leves; peso dois para infrações médias; peso quatro para infrações graves; e peso seis para infrações gravíssimas.
