CUMPRIMENTO DE MANDADOS
Operação investiga lojas por venda ilegal de armas para facções em Alagoas
Dois estabelecimentos comerciais do setor bélico tiveram as atividades suspensas em Arapiraca e na capital alagoana

A Polícia Federal e o Ministério Público da Bahia realizaram, nessa terça-feira (27), em Alagoas e em Pernambuco, a segunda fase da Operação Fogo Amigo, que mira lojas de comercialização de armas de fogo e policiais militares.
Em solo alagoano, a ação ocorreu em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro. Dois estabelecimentos localizados no Centro da capital alagoana e no Agreste tiveram as atividades suspensas.
As investigações apontam que os integrantes da organização utilizavam empresas legalmente registradas para a venda de armas, com a atuação de agentes de segurança.
O objetivo era desviar armamentos e munições, que acabavam abastecendo facções criminosas no Nordeste, inclusive em Alagoas. O esquema teria alcance interestadual e operava de forma estruturada para driblar a fiscalização.
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), responsável pela investigação, nesta fase da operação foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.
A Justiça determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além do afastamento cautelar das funções públicas de quatro policiais militares.
A primeira fase da operação foi realizada no dia 21 de maio de 2024, quando foram cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas.
