loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 29/01/2026 | Ano | Nº 6150
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

PARTE ALTA DE MACEIÓ

Maceió realiza vacinação de bloqueio contra meningite tipo C após três casos confirmados

A imunização segue protocolos do Ministério da Saúde e acontece em áreas específicas da capital

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Vacinação visa bloquear as transmissões da doença na capital
Vacinação visa bloquear as transmissões da doença na capital | Foto: — Foto: Secom Maceió

Após o surgimento de três casos de meningite meningocócica do tipo C nos bairros Benedito Bentes e Serraria, em um intervalo de 90 dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizará, no próximo sábado (31), a vacinação de bloqueio da doença.

A quantidade de diagnósticos registrada nesse período exigiu ações imediatas, seguindo os critérios técnicos do Ministério da Saúde. A SMS informou que os três pacientes estão curados.

A vacinação de bloqueio, segundo o Ministério da Saúde, não é aberta a todos os públicos, mas destinada apenas àqueles que residem nos locais onde os casos foram detectados. A estratégia é utilizada quando começam a surgir casos de alguma doença fora da estatística esperada.

O objetivo é proteger aqueles que não tiveram contato com a bactéria, mas tiveram acesso às pessoas que estão doentes ou infectadas, bloqueando a transmissão.

O órgão divulgou uma lista com 544 ruas específicas, localizadas em oito bairros - Benedito Bentes e Serraria, além daqueles que compreendem áreas em um raio de até 1 km, como Canaã, Jardim Petrópolis, Gruta de Lourdes, Ouro Preto, Antares e Jacarecica.

“A SMS reforça que nem toda a população dos bairros será vacinada, apenas as pessoas que residem nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica”, destaca Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió. As listas das ruas e dos postos de vacinação disponíveis podem ser conferidas no site da Prefeitura de Maceió.

Para receber a vacina, é importante apresentar cartão de vacinação e CPF.

A SMS orienta ainda que, ao surgirem sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou manchas pelo corpo, a população procure imediatamente uma unidade de saúde.

Relacionadas