VIÇOSA
Idosa espancada em via pública relata dores pelo corpo; filha está presa
Severina relatou que foi agredida pela filha, de 35 anos, após se negar a dar dinheiro a ela


A aposentada Severina de Souza, de 72 anos, ainda sente as dores físicas e emocionais de ter sido espancada pela própria filha, em via pública, na zona rural de Viçosa, na Zona da Mata alagoana. Ela conversou com a TV Gazeta de Alagoas nessa quarta-feira (28).
O caso ocorreu no dia 17 de janeiro, e a agressão foi registrada em vídeo, que rapidamente se espalhou pela internet. Mostrando os hematomas espalhados pelo corpo, a idosa desabafa: “Sinto dor em todo o canto”.
Severina relatou que foi agredida pela filha, de 35 anos, após se negar a dar dinheiro a ela. “Ela me pediu dinheiro para comprar cachaça e maconha, e eu não quis dar.” As imagens do espancamento foram feitas por testemunhas.
A mulher aparece agredindo a idosa no meio da rua. Ela bate nas costas da vítima, que cai ao chão. Em um momento, Severina tenta se levantar para correr, mas é perseguida pela filha, que ainda arrasta a mãe pelos cabelos.
Após a divulgação das imagens, a Polícia Civil instaurou um inquérito no dia 19 de janeiro para investigar o caso. Já nessa terça-feira (27), a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra a mulher.
Inicialmente, o caso foi tratado como lesão corporal no âmbito da violência doméstica, mas a análise minuciosa do material audiovisual e dos relatos colhidos levou a Polícia Civil a reclassificar a conduta para tortura-castigo, diante da intensidade da dor física e moral imposta à vítima, considerada vulnerável por se tratar de uma pessoa idosa.
