ACESSO À SAÚDE
Mais Médicos: profissionais passam a integrar novo programa federal em Alagoas
Eles farão coberturas em zonas rurais e áreas de vulnerabilidade social de 15 municípios alagoanos


Dezessete profissionais que atuavam no Mais Médicos pelo Brasil em Alagoas agora passam a fazer parte do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. O grupo foi recebido nessa quinta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e por integrantes do Ministério da Saúde (MS). O encontro aconteceu na Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Eles prestarão assistência à população que vive em áreas de difícil acesso e zonas rurais de 15 cidades alagoanas.
O Programa Mais Médicos pelo Brasil é coordenado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), uma entidade privada que executa a maioria das contratações desses profissionais da saúde.
Já o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), conhecido como o “Novo Mais Médicos” e para onde seguem os 17 profissionais, é gerido diretamente pelo Ministério da Saúde e foi reformulado em 2023.
Os dois programas têm o mesmo objetivo geral de levar assistência médica a locais de difícil acesso e com alta vulnerabilidade social.
Entretanto, o Mais Médicos pelo Brasil tem como foco o fortalecimento da carreira médica federal na Atenção Primária, promovendo a fixação do profissional nesses territórios e uma atuação de médio e longo prazo. Já o PMMB prioriza a resposta rápida às carências assistenciais, garantindo a oferta imediata de médicos para suprir a falta de atendimentos.
Dos 17 médicos recebidos nessa quinta-feira, 16 são alagoanos e um é natural do Acre.
Segundo a Sesau, o objetivo do encontro dessa quinta-feira foi integrar os médicos, alinhar diretrizes, apresentar o funcionamento da supervisão acadêmica e conciliar o trabalho conjunto entre Estado, municípios e governo federal.
