loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 31/01/2026 | Ano | Nº 6152
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

URBANIZAÇÃO

Mirantes de Maceió ganham rota histórica e passam por requalificação

A proposta conecta mirantes localizados entre o Centro e o Farol

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Requalificação de áreas urbanas faz parte do projeto Novo Centro
Requalificação de áreas urbanas faz parte do projeto Novo Centro | Foto: Foto: Itawi Albuquerque

Espalhados por áreas centrais, bairros tradicionais e regiões mais afastadas, os mirantes de Maceió permitem observar a cidade de seus pontos mais altos e ajudam a entender como a capital se formou e se expandiu. Ao todo, o município possui 15 mirantes, com vistas para o mar, a lagoa Mundaú, o Centro Histórico e diferentes bairros.

Entre eles estão o Mirante do Jacintinho, o Mirante do Posto do Jacintinho, o Mirante da Sereia, o Mirante do Cortiço, o Mirante Ambrósio Lyra, o Mirante de São Gonçalo, o Mirante Dom Antônio Brandão — também conhecido como João Paulo II —, além dos mirantes João XXIII, Santa Terezinha, Santa Amélia (Balanço), Professor Ângelo Neto, Dr. Hugo Lima, Murilópolis e Ipioca.

Imagem ilustrativa da imagem Mirantes de Maceió ganham rota histórica e passam por requalificação
| Foto: Foto: Itawi Albuquerque

Parte desses espaços integra a Rota dos Mirantes – Eixo Histórico, iniciativa da prefeitura de Maceió vinculada ao Plano Mirar o Centro, dentro do programa Novo Centro. A proposta conecta mirantes localizados entre o Centro e o Farol, com foco na requalificação e no uso desses locais como áreas de contemplação e convivência.

Segundo o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam), cinco mirantes fazem parte dessa rota e já estão com reformas em andamento ou prestes a começar. O Mirante Santa Terezinha está com obras em execução.

Os projetos dos mirantes de São Gonçalo, Cortiço e Ambrósio Lyra foram encaminhados à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). O Mirante Dom Ranulpho está com o projeto executivo em finalização, enquanto o Parque Gonçalves Lêdo segue na etapa de projeto arquitetônico.

O primeiro espaço entregue dentro dessa proposta foi o Mirante Dom Antônio Brandão, conhecido como Mirante do Marista, no Farol. O local recebeu paisagismo, iluminação cênica, áreas de estar, escadaria de acesso, bancos e restauração do monumento em homenagem a Dom Antônio Brandão, primeiro bispo de Alagoas.

Reconhecido como Unidade Especial de Preservação Cultural e situado próximo a edifícios históricos, o mirante integra a estratégia do Novo Centro, que prevê a recuperação de áreas urbanas antes pouco utilizadas.

A proposta da rota inclui instalação de mobiliário urbano, iluminação de destaque, áreas de convivência e recuperação de estruturas históricas, respeitando as características de cada ponto. Também estão previstas ações de identidade visual e estímulo a atividades culturais e econômicas.

Além dos mirantes do eixo histórico, a cidade mantém outros pontos de observação em bairros como Jacintinho, Santa Amélia e Ipioca, ampliando o acesso da população a esses espaços.

Relacionadas