CUIDADO COM A NATUREZA
Ambientalista alerta sobre descarte irregular de lixo nas praias
Alder Flores reforça que educar sobre a preservação ambiental é um desafio necessário


Em entrevista ao Jornal da Mix, nessa quarta-feira (18), o ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente de Maceió, Alder Flores, alertou sobre o descarte irregular de lixo, os desafios de conscientizar a população sobre o tema, e a importância de ações programadas por órgãos governamentais, empresas privadas e pela sociedade para a preservação ambiental.
“O descarte irregular de lixo traz consequências que são irreparáveis não só para os seres humanos, mas para os organismos aquáticos que habitam o ecossistema. Nós estamos vendo vários animais sendo asfixiados com plásticos que as pessoas jogam. Há pessoas que não têm sentimento de preservação do meio ambiente e descartam de forma inadequada em qualquer lugar”, avalia o ambientalista.
Alder Flores reforça que educar sobre a preservação ambiental é um desafio necessário e defende que as crianças recebam informações desde cedo, especialmente por meio de campanhas. Ele também destaca que a educação ambiental deve ser um processo continuado.
“Quando, em um processo educativo, você não corrige de uma forma, deve ir no corretivo, apontando o responsável pela poluição”, afirma, ao comentar as reclamações, muitas vezes de banhistas e turistas, sobre a falta de cuidado de algumas barracas na orla que não colaboram com a limpeza das praias.
Sobre as chamadas “línguas sujas”, persistentes em vários pontos do litoral alagoano, o ex-secretário lembra que as medidas já implementadas pelos órgãos ambientais são necessárias, mas é preciso mais rigor quanto aos empreendimentos para evitar o lançamento de esgoto no mar.
“Ainda existem pessoas - no setor público ou privado - que fazem ligações clandestinas na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, esse esgoto termina no mar, em rios ou lagoas. Em Maceió, ele vai terminar nas nossas praias”, analisa Alder Flores.
