loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 10/04/2026 | Ano | Nº 6200
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

CUIDADOS

Mais de 500 casos de conjuntivite são registrados em três meses nas UPAs da capital alagoana

Somente na unidade do Benedito Bentes, foram contabilizados 205 casos no período

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Mais de 500 casos de conjuntivite são registrados em três meses nas UPAs da capital alagoana
| Foto: VIA METRÓPOLES

O número de casos de conjuntivite em Maceió tem acendido alerta para a prevenção da doença, considerada altamente contagiosa. Entre janeiro e março de 2026, foram registrados 559 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes, Trapiche da Barra e Santa Lúcia.

Somente na unidade do Benedito Bentes, foram contabilizados 205 casos no período. O infectologista Leandro Teitelroit explica que a principal forma de transmissão está relacionada à falta de higiene das mãos.

“Nesse período mais quente, as pessoas costumam ficar mais tempo fora de casa e acabam relaxando nos hábitos de higiene, o que facilita a transmissão da doença”, destacou.

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte branca dos olhos. A oftalmologista Elisa Lima ressalta que os casos costumam aumentar em determinadas épocas do ano.

“Especialmente nas mudanças de estação, é comum ocorrerem surtos, principalmente da forma viral, que é altamente contagiosa”, explicou.

Segundo ela, os sintomas mais comuns incluem olhos vermelhos, irritação, lacrimejamento e, em alguns casos, presença de secreção. “Geralmente, começa em um olho e pode passar para o outro”, acrescentou.

Além do avanço registrado em 2026, dados do ano passado já indicavam crescimento. Em 2025, entre janeiro e agosto, as UPAs do Benedito Bentes e Santa Lúcia atenderam 904 casos da doença.

Relacionadas